Arte & Lazer

Criador de bosque será presidente de honra do Cerejeiras Festival

Criador de bosque será presidente de honra do Cerejeiras Festival

O pai das cerejeiras de Garça, Nelson Kosche Ichisato, será o presidente de honra da edição de 2017 do Cerejeiras Festival, que ocorrerá entre os dias 28 de junho e 2 de julho, no Lago Artificial J.K. Williams.

O presidente da Comissão Organizadora, ShiguekiKoyama, foi o responsável pela entrega do quadro em homenagem ao senhor Nelson. Ele estava acompanhado por membros da Comissão Organizadora e do Consebs Lago, como Gilberto Luiz Barbosa de Souza, Júlio Cezar Kagueiama, Eduardo Chaves Cabrini e Diogo Minakawa.

Ichisato se emocionou com a homenagem e perguntou várias vezes se “era merecedor disso tudo?”.Natural de Oshima/Yamagutiken no Japão, chegou ao Brasil ainda na infância e foi morar em Registro.Mudou para Garça em 1945.}

Em 1979 levou para a cidade cem mudas da árvore, que é um dos símbolos do Japão, istribuídas estrategicamente ao redor do lago. Naquela época, chegou a ser questionado, pois o clima garcense não seria propício. Hoje, são aproximadamente 500 árvores que se tornam parte do principal cartão postal garcense.

“Eu gostei muito. Ficou ótimo. Muito bom. Fico contente e não sei se realmente sou merecedor de tudo isso. Muito obrigado a todos vocês. Não vou apenas na festa para ficar um pouco não. Eu quero ficar lá com vocês”, disse Nelson Ichisato, que não poupou elogios e agradecimentos.

A 31ª edição da festa marca também uma mudança da marca do evento, que adotou o nome de festival, com registro e previsão de exclusividade.  A difusão da cerejeira como símbolo do Japão provocou surgimento de muitas festas com o mesmo nome.