Culinária

Chef de Marília disputa reality show de Ana Maria Braga

Chef de Marília disputa reality show de Ana Maria Braga

A chef Sílvia Penna Schahin, uma empresária que nasceu em Santos mas cresceu em Marília até mudar-se para fazer carreira em gastronomia, participa desde o início da semana do reality show Fecha a Conta, exibido no programa da apresentadora Ana Maria Braga, na TV Globo.

Sílvia Penna é proprietária do restaurante Santa Receita, em São Paulo., fundado há sete anos e focado em estilo de pratos feitos, com receitas bem elaboradas e opções como versões mais lights no cardápio. Estudou culinária no hotel escola do Senac, em Águas de São Pedro e acumula trabalhos no exterior como na Austrália, Canadá e Espanha.

Mas passou a infância e adolescência em Marília com os pais, o cirurgião Antonio Penna e a jornalista Catarina Vitória Penna. Hoje, casada com Marcio Schahin, vive com o marido e duas enteadas em São Paulo. Na cidade, estudou em diferentes colégios, montava em cavalos e participou de competições de montaria. Pensava em fazer veterinária. Aos 17 anos decidiu mudar os rumos.

Primeiro tentou psicologia, curso que frequentou por seis meses em São Paulo. Desistiu. Por influência dos contatos do pai, que frequentou muitos congressos médicos e outros eventos em Águas de São Pedro, teve o contato que mudou sua vida: a indicação para a gastronomia. Formou-se em 1999 e em 2001 caiu na estrada e fez o currículo no exterior. 

Antes de chegar ao Fecha a Conta, já participou em duas edições de um concurso de pratos feitos e ficou em 3º e 5º lugares. A visibilidade e os bons resultados podem ter influenciado a escolha: foi convidada para o reality de Ana Maria.

“A gente recebe como uma surpresa muito boa, tanta gente se matando para isso. E está sendo maravilhoso, ainda mais no programa da Ana Maria, que é tão bem conceituada, tão querida”, disse a Chef por telefone ao Giro Marília.

Sílvia conta que a participação provoca um reconhecimento “imenso” para o trabalho. O estilo de cozinha que leva para o programa é o mesmo que faz o sucesso de seu restaurante, na Vila Olímpia: culinária de perfil contemporâneo, que pode ter toques mais fortes, como na feijoada tradicional da casa, mas faz um dia-a-dia bem temperado com o estilo paulistano.

No programa, cada um dos chefs recebe R$ 20 mil de saldo para usar ao longo da competição na compra de ingredientes para os pratos que vão preparar.

O programa foi ao ar na terça-feira, 16, e terá etapas de classificação até sexta. A final, caso Silvia esteja na disputa, deve ser exibida na próxima segunda.