Culinária

“Confraria” ensina a conhecer vinhos e abre vagas em novas turmas

“Confraria” ensina a conhecer vinhos e abre vagas em novas turmas

Um grupo de 20 profissionais de diferentes áreas de Marília reuniu-se na noite de segunda-feira na Cantina Mamma Mia para a primeira “aula” de um programa que vai ensinar a conhecer vinhos, identificar qualidade de rótulos, ajudar a escolher e harmonizar a bebida que a cada dia ganha mais adeptos em Marília.

Os “alunos” integram a primeira turma  de uma “confraria” que já tem pelo menos outros dois grupos em formação e vai promover encontros mensais para degustar, aprender e ganhar intimidade com a bebida, que pode transformar jantares simples em eventos de gastronomia.

A orientação leva para os grupos conhecimento de dois especialistas. O enólogo Evandro Andruccioli Félix, advogado que desenvolveu verdadeira paixão pela bebida e passou a freqüentar cursos e treinamentos sobre produção, variedades e harmonização, e Sérgio Eduardo Abdo, dirigente de uma distribuidora de vinhos na região, a Priorat.

“A ideia surgiu da experiência com uma confraria de que participamos em Marília há 15 anos. A gente se reunia para beber vinho. Chegou um momento em que a gente percebeu que faltava conteúdo”, explicou Evandro.

O encontro aproveitou estrutura cedida pelo empresário Carlos Alberto Lopes Pinto, da Mamma Mia, que além de oferece uma carta de vinhos completa é um consumidor e divulgador da bebida.

Os participantes pagam R$ 120 como taxa que inclui os vinhos oferecidos em cada encontro, água, torradas para “limpar o paladar” e o todo o trabalho dos dois orientadores.

A primeira aula foi sobre degustação. O grupo aprendeu a identificar características dos vinhos pela cor, densidade, aromas e paladar. O encontro serviu duas marcas de vinho branco e duas de vinho tinto, intercalando vinhos de menor e maior qualidade.

E o encontro mostrou resultados. Os participantes conseguiram identificar diferenças e qualidades que podem ser vistas até na forma como o vinho se acomoda na taça após uma ligeira balançada.

“A degustação é beber com atenção. Analisar os aspectos visuais, olfativos e gustativos do vinho”, explicou o advogado.

O primeiro grupo terá reunião sempre às segundas. Novas turmas em formação terão outras noites para degustação e troca de idéias e ainda há vagas. Os interessados podem fazer a inscrição com Sérgio Eduardo Abdo na Priorat pelos números (14) 3474-1233 ou 98122-9001.