O clima ajuda, o cardápio pede e um número cada vez maior de consumidores mostra interesse por vinhos na cidade. Mas como escolher entre tantas opções? Fale com um especialista.
Denílson Figueira, profissional com 15 anos de atuação neste mercado e sommelier da Adega Fragata em Marília, presta diariamente consultoria a um grande número de clientes no local e explica que a escolha do vinho certo pode variar pela ocasião e por muitos fatores pessoais de cada consumidor.
Além de oferecer uma carta de vinhos com grande variedade de rótulos dos principais países produtores, o Fragata orienta clientes que pretendem formar sua própria adega em casa, consumir em eventos ou harmonizar em refeições em família.
“Beber vinho é saudável e a Adega Fragata é hoje uma grife em vinhos na cidade”, diz o sommelier, que atende público a partir de 16h e até 0h no local.
Diferentes valores, tipos de uvas e técnicas de produção são as situações que provocam maior dúvida na hora da compra. O sommelier indica que tem rótulos para todos os gostos.
Confira abaixo uma das dicas de consumo do sommelier e para mais informações visite a adega Fragata, que funciona anexa ao restaurante Fragata 82, na avenida Tiradentes 184, ao lado do posto Fragata.
De Martino Reserva 347 Vineyards Carmenére
Este é um rótulo com ótima relação custo benefício. Um verdadeiro Carmenére chileno, com notas frutadas e leve tostado que tem paladar fresco na boca e álcool em equilíbrio.
Produzido com uvas de três vales chilenos – Valle Del Maipo (61%), e Valle do Maule (16%) e Valle do Cachapoal (22%), é um vinho de climas temperados, com verões secos e calorosos nas regiões dos dois primeiros vales e de zona mais frio no terceiro.
A colheita das uvas é manual, com seleção critério de grãos. Parte do vinho é amadurecida em barricas de carvalho francês e americano e o restante mantido em inox, com estimativa de guarda de cinco anos.
Deve ser servido em temperatura de 16º e harmoniza muito bem com carnes vermelhas grelhadas e assadas, queijos duros e massas ao molho de carne.