Culinária

Festival Gastronômico agrega novos pratos a cardápios e dá prêmios

Festival Gastronômico agrega novos pratos a cardápios e dá prêmios

Você perdeu a festa, mas ainda pode comer do bom e do melhor: a maioria dos restaurantes envolvidos  no 2º Festival Gastronômico de Marília deve agregar aos cardápios pratos especiais criados para o evento. E foi um grande sucesso, como mostrou balanço divulgado na tarde desta segunda-feira. Foram vendidos 2.300 pratos.

O resultado foi apresentado na sede do Marília Convention e Visitors Bureaum pelos presidentes do Sindicato de Bares e Hotéis, Sinval Gruppo; do Bureau, Carlos Alberto Lopes, e do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Júnior.

Além de espalhar novos sabores, o festival recolheu R$ 4,00 de cada prato para doar a duas entidades de assistência social na cidade, a Mansão Ismael e Esquadrão da Vida, totalizando um valor de R$ 4.600 para cada entidade.

Gilberto Rossi Júnior, gerente executivo do Marília Convention e Visitors Bureau, os 15 participantes criaram pratos em porções para uma pessoa e que tiveram os nomes inspirados na história de Marília.

“Eles tiveram que criar algo que tenha a ver com a cidade, um nome de rua, nome de pessoa, algum local, algo que faça parte da história de Marília”, afirmou.

Gilberto Rossi conta ainda que a maioria dos restaurantes incluem o prato criado que passa a fazer parte permanente do cardápio do local mesmo depois que o festival se encerra. “No ano passado 12 dos 15 restaurantes participantes mantiveram os pratos e continuam vendendo”, disse.

A partir do mês que vem começam as reuniões para planejar o festival do ano que vem que terá novidades, já que o número de participantes deve aumentar.

“Pelos menos três restaurantes já nos procuraram para serem incluídos no festival, outra novidade que já está em análise para planejamento e deve ser realizada no início do ano que vem são dois novos festivais, o Festival da Pizza e o Festival da Comida de Boteco”, finaliza.

Além do balanço financeiro, foi feita premiação de vencedores do concurso cultural, no qual o cliente que comprava um dos pratos completava a frase “Receita boa é aquela que…”.

A frase vencedora foi da Viviane Castilho Araújo: “Receita boa é aquela que… estimula os olhos. Convence pelo aroma, conquista pelo sabor, e completa ao coração”, ela ganhou um tv de 40 polegadas.