Culinária

Festival Gastronômico lança 5ª edição e convida a comer pratos inovadores em Marília

Festival Gastronômico lança 5ª edição e convida a comer pratos inovadores em Marília

Um encontro de chefs, donos de restaurantes, personalidades e convidados apresentou na manhã desta terça-feira os detalhes da quinta edição do Festival Gastronômico de Marília, que começa na sexta, dia 30, em 14 restaurantes da cidade.

O evento repete a fórmula de sucesso dos anos anterires e oferece pratos a preços únicos com lançamentos dos restaurantes envolvidos. Em cada prato vendido duas entidades de atendimento social recebem parte da renda, o consumidor concorre a prêmios e o garçom que fizer atendimento também.

O festival começa no dia 30 e vai até o dia 13 de agosto e ainda oferece atrações de 2ª a 5ª, chamadas “a boa do dia”, com dicas de descontos e promoções nos restaurantes participantes.

A ACC (Associação de Combate ao Câncer) e o Espaço Potencial, de atendimento a crianças autistas, serão as entidades beneficiadas com os repasses. Desde 2013, as quatro edições do festival já repassaram R$ 44 mil a instituições de atendimento social.

O presidente do Marília e Região Convention & Visitors Bureau, Carlos Alberto Lopes Pinto, disse que esta edição já mostrou que será melhor pela elaboração dos pratos e envolvimentos dos restaurantes.

“Acredito que vá ser melhor que a do ano passado. Está todo mundo empenhado, acredito em muito sucesso.  Hoje é um evento regional, atrai público de cidades vizinhas, especialmente nos finais de semana, e movimenta hotéis, postos, o comércio., Todo mundo ganha”, disse.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Sinval Gruppo, lembrou a importância do apoio às entidades. “Às vezes as pessoas pensam: a entidade é grande, todo mundo ajuda. Não é assim, qualquer ajuda faz diferença. Todas precisam e muito”
 
O secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Turismo, Cássio Luiz Pinto Júnior, lembrou que o modelo do festival de Marília inspirou outros eventos no Estado. “É um evento com modelo ganha-ganha, em que todos os envolvidos são beneficiados.”

A Comasa, que patrocina o Festival, retomou campanha que vai dar um voucher para jantar ou almoço a cada venda de carro. No ano passado foram 80 vouchers. “É um projeto muito interessante, é uma forma de prestigiar a cidade também, um evento muito característico de Marília, muito bom estar junto”, disse o empresário Eduardo Freire, diretor da Comasa.

Cada prato faz homenagem a um momento, local, personagem ou instituição que represente a história da cidade.

Waldir Cezar, diretor da Chácara O Circo, uma das instituições homenageadas, disse que o grupo existe em função da cidade e a lembrança para o festival indica um reconhecimento importante. “Ficamos felizes de o Circo ser lembrado. O festival é para Marília, o Circo é para Marília e ser lembrado nesse momento é muito bom.”

O empresário Webber Ibara, da Casa dos Descontos, representou a família, representada com um dos pratos. “A gente começou praticamente junto com a cidade, pelo que estamos vendo é um evento que mobiliza a cidade, ajuda entidades. A gente participava do festival como consumidor, mas não tinha noção da extensão do festival, não sabia que era tão grandioso.”

O festival tem patrocínio da Comasa, Contextur,Café Passaport, Guacira Alimentos, Santander getnet e Reserva 51. Recebe ainda apoio da Heineken; Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes; Prefeitura de Marília, Federação de Hotéis Bares e Restaurantes e Confederação Nacional de Turismo.