Culinária

Mamma Mia faz 28 anos com união de clássicos e inovações da gastronomia

Mamma Mia faz 28 anos com união de clássicos e inovações da gastronomia

A cantina Mamma Mia, a mais tradicional casa do gênero em Marília, completa 28 anos de atividade nesta quinta-feira com muita história para contar, orgulho das massas e molhos artesanais e uma gestão que envolve cuidado com pratos clássicos e visão para acompanhar inovações da gastronomia.

Nos 28 anos de atividade a cantina atravessou sensações de montanha-russa com influência de crises econômicas, mudanças de hábitos e desafios de inovação mas chega ao aniversário com muito fôlego e reconhecimento.

Carlos Alberto, o empresário por trás da história de sucesso na cantina

“Desbravamos uma nova fase da gastronomia da cidade com outras casas da mesma época, como o 515 e o Kieza. O Mamma Mia é uma empresa de perfil familiar, que envolve muita dedicação, trabalho diário, muito esforço”, disse o empresário Carlos Alberto Lopes Pinto, que dirige a cantina desde a fundação.

Mais do que um empresário de sucesso na área, Carlos é entusiasta da gastronomia e do setor. Antes da cantina dirigiu a Orly, padaria que fez tanta história e sucesso que mesmo após sua venda manteve nome e segue em atividade na cidade.

O empresário não esconde orgulho de alguns pontos do trabalho na cantina que foram marca em 1990 e seguem como padrão até hoje. “Produtos sempre de primeira linha, as massas e molhos produzidos por nós mesmos e o atendimento, sempre preocupado com excelência. Esses são sem dúvida alguns destaques importantes.”

Mas o sucesso dos pratos tradicionais não impediu a cantina de navegar no mar de inovações que a gastronomia disponibiliza nos últimos anos. Elevada a uma das principais fontes da chamada ‘economia criativa’ a arte de produzir pratos e descobrir ingredientes sempre teve espaço e nos últimos seis anos foi potencializada pelo Festival Gastronômico de Marília. A cantina participou de todas as edições.

“A gente acompanhou as inovações e um exemplo é o festival que todos os anos envolve produção diferenciada, agrega novidades”, explica. O prato de cada ano está no cardápio para o público acompanhar em sabores como foi essa evolução.

Chef Sílvio Derobe e o prato do Festival Gastronômico deste ano: inovação encontra tradição no Mamma Mia

O prato deste ano, uma homenagem à chácara Gadocha’s, segue a lição. Usa uma linguiça produzida exclusivamente para a receita, combinações de sabores que envolvem poucos ingredientes e resultados surpreendentes em mais uma receita do chef Sílvio Derobe, autor dos pratos para o evento e ex-funcionário da casa que virou grande amigo. Formado em gastronomia, deixou o setor para montar atelier como hair stylist, mas nunca deixou o Mamma Mia.

A cantina foi palco para encontro dos maiores número das artes e cultura que passaram pela cidade desde a década de 90. Recebeu com frequência personalidades que viraram referência na cidade, como o médico e professor Nathanael Ribeiro ou o dentista e músico Eduardo Cerqueira César, o Dô.

Parte dessa história segue nas paredes em mais uma tradição da casa: os porta-retratos que além de contar histórias de visitas ilustres é uma viagem no tempo pela história da cidade. Estão lá personalidades nacionais e locais, em diferentes fases da vida em Marília com uma coisa em comum entre todas elas: o jantar ou almoço no Mamma Mia.

Mantém espaço para eventos, datas especiais e celebrações, como lançamento e desgutação de vinhos que unem receitas especiais e rótulos de vinícolas nacionais e estrangeiras.
Degustação de vinhos na cantina, sabores e harmonização que vão parar no cardápio

A força da história começa na estrutura do restaurante, uma casa construída em 1926 na entrada da fazenda Bonfim. Marília nem era cidade e o prédio já estava lá. A casa foi reformada, ganhou estruturas modernas, especialmente no controle de higiene e qualidade de produção, mas mantém estruturas originais até hoje, incluindo depósito no porão onde ficam protegidos outros segredos do sucesso: os vinhos, uma paixão do público e do próprio Carlos.

Para saber mais sobre a cantina acesse a página do Facebook ou o site oficial. Confira abaixo algumas das imagens da Mamma Mia, uma deliciosa tradição da cidade