O Mamma Mia, a cantina mais tradicional de Marília, promoveu na noite de quinta-feira (06) um jantar especial com degustação de vinhos e harmonização com pratos da alta gastronomia no cardápio especial elaborado pelos chefs Silvio Derobi e Henrique Brandão. Foram apresentados três rótulos entre linhas de vinhos distribuídas pela Mistral e oferecidas na cidade pelo restaurante.
Em clima de interação e descontração, cerca de 30 convidados receberam informações valiosas do somelier e representante da Mistral, Geraldo José Plese. O empresário Carlos Alberto Lopes recepcionou os clientes e também deu dicas de harmonização culinária.
Os vinhos selecionados para o jantar especial são produzidos pela vinícola argentina Catena Zapata – uma das mais respeitadas no mundo – e distribuídos no Brasil pela Mistral.
Na entrada foi servido o Alamos, da uva Torrontés, um vinho que vai bem com saladas, carnes brancas, peixes e frutos do mar. Na sequência os convidados saborearam um Estiba I, clássico Malbec, que acompanha queijos, massas ou carnes vermelhas. E por último o encorpado Uxmal Alto, um Cabernet Merlot, ótima pedida com grelhados ou risotos.
Segundo o somelier Geraldo Plese, eventos de degustação e harmonização realizados pelo Mamma Mia são importantes para levar até o público a forma correta de escolher um vinho de acordo com o prato servido, ainda mais porque o hábito de beber vinho se torna cada vez mais comum no Brasil.
“Agora tomar vinho é mais comum, não só no inverno. Existe vinhos para todas as estações. No Brasil está ocorrendo uma quebra de paradigmas, está se criando hábitos novos. O brasileiro sempre foi muito cervejeiro, mas o vinho entra como uma segunda opção. Vinho branco, rose, espumante, no calor são excelentes e podem acompanhar praticamente todos os pratos”, explica Geraldo.
Na noite de harmonização do Mamma Mia, o Torrentés foi servido como acompanhamento da entrada fria, uma salada de salpicão e pera em folha de endívia. O Malbec veio junto da entrada quente, um delicioso raviolone recheado com gorgonzola e berinjela, coberto por molho pomodoro. O prato principal, o clássico filé Sílvio Derobe (escalopes de filé mignon ao molho funghi seco marinado em vinho malbec acompanhado de conchigle ao molho branco com lascas de amêndoa) foi servido com o Cabernet Merlot. A sobremesa foi soverte de queijo servido com figo e crocante de nozes.
O cardápio foi assinado pelos chefes Sílvio Derobe, responsável por grandes sucessos do Mamma Mia, e Henrique Brandão, que assina pratos da risoteria Bella Cucina.
“Já fizemos jantares harmonizados no Bella Cucina e tivemos um parecer muito positivo. A maioria dos clientes gosta e quer voltar”, afirma Henrique.
Para Carlos Alberto Lopes, proprietário do Mamma Mia, eventos de degustação são cada vez mais comuns no restaurante. Além de fidelizar o cliente, divulga novos pratos e vinhos.
“A melhor maneira de divulgarmos um prato, lançamento, novo rótulo é chamar o cliente da casa que já conhece nosso trabalho. Ele acaba divulgado, avaliando as novidades. Há quatro anos já fazemos esse tipo de trabalho e vem dando resultados. É muito bom, juntamos um grupo de clientes da casa que acabam interagindo no jantar.”