Culinária

O profissional da culinária

O profissional da culinária

O primeiro passo para ser um bom profissional da culinária é ter uma educação bem estruturada e completa, que enfatize todos os seus fundamentos. Para um bom começo, é uma ótima alternativa a participação em treinamentos e capacitações ligadas à área de alimentos, pois o conhecimento nunca será em excesso, e sim uma grande experiência de aprendizado.

Pensando em trabalho profissional e contatos futuros, é de extrema importância trabalhar com outras pessoas da área, trocar experiências e sempre manter esses contatos para que se forme uma rede solidária de amizades profissionais, na qual uma ajuda à outra em suas dificuldades sem que haja interferência comercial, somente a melhoria contínua para satisfazer o público. Há mercado para todos.

Manter a aprendizagem e as técnicas atualizadas, fará com que a sua posição no mercado esteja sempre em alta e com um diferencial em relação aos concorrentes. Uma boa dica hoje em dia é utilizar os vídeos e os sites que o mundo virtual (a internet) oferece e também revistas, livros de profissionais diferenciados e todos os meios de comunicação, ou seja, tudo aquilo que puder ajudar no processo de evolução profissional.

Postura de um profissional da culinária

Todo profissional é responsável pelos seus atos e, consequentemente, pela construção de uma boa imagem perante o mercado de trabalho. Os que mais se destacam entendem a importância da aplicação de boas virtudes e uma dedicação especial à qualidade e ao senso de responsabilidade. O sucesso também depende de muitos traços de personalidade, que podem ser resumidos em três importantes fatores: compromisso com o trabalho, responsabilidade e julgamento sensato.

Todos os fatores incluem o respeito com o cliente e a sua satisfação plena, ou seja, alimentos bem conservados e aptos a serem consumidos, sem riscos inerentes à saúde, e com sabores incríveis e inesquecíveis.

E por falar em culinária… aproveitem essa boa fácil, tradicional e que aquele tipo de receita inesquecível para tomar no café da tarde!

Bolo de 1 laranja

– Ingredientes

– 1 laranja pera inteira lavada, sem semente e sem aquela parte branca de dentro (sim é com casca e tudo)

4 ovos

1 xícara de óleo

2 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar refinado

1 colher de sopa de fermento químico

Em um liquidificador bata a laranja, ovos e o óleo. Bata bem (cerca de 1 minuto), até que fique uma mistura bem cremosa e sem grandes pedaços da laranja.

Em uma vasilha grande, misture bem a farinha de trigo, o açúcar e o fermento químico com auxílio de uma colher. Depois de misturado os ingredientes em pó, despeje nesta mesma vasilha a mistura cremosa do liquidificador e mexa bem até que fique uma massa homogênea.

Coloque a massa em uma forma de pudim untada com bastante margarina e farinha. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos.

Desenforme o bolo ainda morno e para dar um toque especial, esprema uma laranja por cima dele ainda morno!

E por fim, não esqueça de nos convidar para o café!! Até a próxima receita!