O Instituto de Artes Selma Jonas, de Pompéia, apresenta neste sábado (28) o espetáculo de dança “O Fantasma da Ópera”, produção especial desenvolvida durante todo o ano pelo instituto. Destaque é a participação de alunos de baixa renda, formados bailarinas em programa de atendimento criado pelo instituto e escola de dança criados pela bailarina que dá nome às entidades.
Selma Jones acumula 20 anos de experiência. Bailarina e coreógrafa certificada Royal Academy of Dance, de Londres, é também habilitada em educação infantil, inclusive com certificação pela Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência, de São Paulo.
O trabalho no instituto e no centro de danças une as duas paixões e transforma a dança em ferramenta para educar e oferecer cidadania. A criação do instituto é uma evolução da escola de danças, provocada após participação da bailarina no Festival de Danças de Joinville.
“Na troca de experiências como gente voltada à arte de dançar de todo o Brasil e da América Latina concluímos que a criação de uma instituição que formalizasse o trabalho que já desenvolvíamos, facilitaria contatos e recursos que nos permitisse ampliar o trabalho”.
As aulas de dança para alunos do projeto acontecem junto com turmas particulares em horários diversos, em grupos organizados de acordo com a idade, condição física e maturidade.
Após alguns anos de trabalho, os alunos que se destacam são convidados a fazer parte do grupo principal de danças e se apresentam em cidades e eventos diversos, além de passarem a auxiliar na formação de outros alunos que estão em fase inicial.
“Embora tenhamos formação em ballet clássico, a fim de atender à diversidade cultural brasileira e a preferência da clientela, também ministramos aulas dos mais variados estilos e ritmos. Logo, não é por falta de opção que o pretendente à arte de dançar vai desistir”, explica.
Alguns alunos ainda dão continuidade no trabalho profissionalmente ministrando aulas em outras instituições particulares, municipais e estaduais.
SERVIÇO
O Fantasma da Ópera
28/11, sábado, 20h30
Arena Esportes & Eventos, Pompéia/SP