Segundo a edição de 2023 do estudo anual de Previsões de Viagens, realizado pela Booking.com , São Paulo aparece na preferência dos viajantes internacionais como destino tendência.
O estudo foi feito com 24.179 viajantes (que planejam trajetos a lazer ou negócios nos próximos 12 a 24 meses) de 32 países durante o mês de agosto de 2022. São Paulo está entre os dez locais que mais crescem proporcionalmente no interesse dos entrevistados.
Apesar de não ter revelado a ordem de preferência das cidades que entraram para o ranking, o estudo pontuou que o otimismo do brasileiro para viajar está em alta e já aumentou 87% em relação ao ano passado — 79% ainda buscam destinos que os convidem a testar seus limites. Além disso, 30% têm interesse em explorar cidades menos conhecidas para descobrir algumas joias escondidas.
Muitos viajantes (38%) desejam um choque cultural de outro mundo, como ir à caça de Ovnis.
Conheça os 10 destinos tendências para 2023
São Paulo, Brasil
Situada a 450 km a oeste do Rio de Janeiro está a fabulosa cidade de São Paulo, que abriga alguns dos arranha-céus mais altos do país. Repleta de cultura, a metrópole abriga o Museu de Arte de São Paulo, o Museu do Ipiranga, o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa.
Budva, Montenegro
Budva pode até ser uma pequena cidade montenegrina na costa do Adriático, mas oferece vistas perfeitas e belas praias. Lá, não falta oportunidade de relaxar de dia e curtir a cena festiva eclética à noite.
Pondicherry, Índia
Localizada na costa sudeste da Índia, Pondicherry é uma cidade maravilhosa e descontraída com uma rica história francesa. Com muita cultura e oportunidades para relaxar, não faltam opções para turistas com espírito de aventura por lá.
Querétaro, México
Localizada no centro do México, Querétaro pode não ter praias, mas compensa com uma variedade de ecossistemas, incluindo florestas tropicais, montanhas e desertos. Há diversos passeios disponíveis em torno da cidade para preencher seus dias.
Bolzano, Itália
No sopé dos Alpes Italianos e a apenas 85 km da fronteira com a Áustria, Bolzano é uma cidade medieval italiana que oferece esqui, história e vida noturna agitada. Não vão faltar opções de atividades para você curtir nessa cidade diversificada e animada, que abriga o Museu Arqueológico e o Castelo Roncolo.
Kota Kinabalu, Malásia
Localizada na costa noroeste da ilha de Bornéu, Kota Kinabalu, também conhecida localmente como KK, oferece quilômetros de diversão. Do Parque Nacional de Kinabalu ao Monte Kinabalu, você poderá fazer passeios a pé para apreciar orangotangos na natureza. Para dias mais relaxantes, há muitas praias de areia branca com vista para o Mar do Sul da China.
Kalabaka, Grécia
Situada aos pés de montanhas rochosas, Kalabaka é um destino grego repleto de história religiosa e cultura. Os mosteiros de Santa Bárbara Roussanou e Meteora são pontos turísticos espetaculares, construídos no século 11 no pico das formações rochosas. As mentes curiosas ficarão felizes com os muitos museus que a cidade oferece, entre eles o Museu de História Natural, o Museu de Formação Geológica e o Museu da Cultura Helênica.
Santa Fé, Estados Unidos
Não faltam opções de diversão em Santa Fé, no Novo México. Entre elas, esquiar durante os meses de inverno e conhecer parte do 1,6 milhão de hectare que compõe a Floresta Nacional de Santa Fé durante a primavera e o verão.
Conhecida como uma cidade voltada para a arte, há também uma variedade de galerias e museus para visitar. As opções vão desde os tecidos e arte folclórica no Museum of International Folk Art ao trabalho inspirador de Georgia O’Keeffe no Georgia O’Keeffe Museum.
Olomouc, República Tcheca
Muitas pessoas vão para a República Tcheca para desfrutar da vida noturna animada em cidades como Praga. No entanto, a 378 km, a cidade de Olomouc é repleta de arquitetura incrível e ruas encantadoras, cheias de restaurantes e cafés. Você também pode mergulhar na história e na cultura, visitando o Museu de Arte Moderna e a Catedral de São Venceslau, do século 12.
Hobart, Austrália
Hobart é uma cidade no sul da Tasmânia, às margens do Rio Derwent. A oeste está o Monte Wellington, uma montanha de 1.271 m que oferece vistas deslumbrantes do Parque Wellington e dos arredores. A cidade também tem uma animada vida noturna, com diversas opções de bares, clubes e restaurantes.
Fonte: IG Turismo