A capital do Rio Grande do Norte, Natal , é a segunda brasileira com menor área territorial, contudo a sexta maior em densidade populacional do país, o que a torna um destino imperdível para quem procura destinos movimentados, mas que sejam fácieis de conhecer o máximo possível do território.
A cidade foi fundada no ano de 1599 com a construção de um forte para proteger a capitania do Rio Grande do Norte, que fora elevado a partir do Rio Potengi – ponto estratégico de onde os colonizadores portugueses observam todo o território na busca por possíveis ameaças.
Ainda assim, a capital norte-rio-grandense foi invadida por holandeses, que deixaram uma herança histórica que perpetua até hoje em dia na cidade.
As praias são o grande atrativo da região, com suas águas cristalinas e dunas que permitem a prática de esportes, além de belíssimas fotos. Famosos como Sheila Mello, Caio Castro e o casal Leandro e Karina Hassum estão entre os inúmeros que já aproveitaram as belezas naturais da região.
Praias e principais atividades
A Praia de Ponta Negra é uma das mais famosas e nela está localizado Morro do Careca, uma duna cercada com mata atlântica e que dá vista para um dos mais belos pôr-do-sol da região.
Vale a pena visitar também o bairro de Ponta Negra, onde é possível encontrar bares e restaurantes na orla, além da avenidas Roberto Freire e Praia de Ponta Negra com vistas deslumbrantes.
A praia também é ideal para quem quer fazer aulas de surf e stand-up paddle , além de tirar a foto no icônico letreiro “Amo Natal”.
A Avenida Senador Dinarte Mariz, mais conhecida como Via Costeira, é outro ponto interessante que vale a visita em Natal. Ela é uma avenida que corta o litoral da cidade da zona leste a sul.
A ocupação é predominantemente hoteleira o que fornece aos visitantes opções de hospedagem com vistas à beira-mar. O calçadão da via permite que os turistas façam atividades ao ar livre, como corrida e passeios de bicicleta . Para quem gosta de adrenalina, fazer um voo de parapente é uma experiência inesquecível.
Para quem quer conhecer um ponto da natureza inusitado da região, as praias do Meio e dos Artistas vale a visita já que elas estão conectadas. Em suas faixas de areia, é possível observar arrecifes que formam piscinas naturais , de acordo com a maré. É imperdível para quem deseja nadar em águas mais calmas.
Para quem busca uma atividade mais espiritual, vale visitar a estátua em homenagem à rainha do mar Iemanjá , localizada na Praia do Meio. Já para quem gosta de levar lembrancinhas dos locais que visita, na praia dos Artistas é possível aproveitar o artesanato local com ferinhas próximas.
Outras duas praias que não estão localizadas em Natal, mas que valem a visita pela proximidade são a da Pipa e de Genipabu. A Praia da Pipa , localizada a 85 km da capital do Estado, é ideal para quem curte a prática de esportes na praia, como o surf, além de uma noite agitada com baladas e muito movimento.
Já a Praia de Genipabu é considerado um verdadeiro oásis da região. Localizada a 20 km de Natal, a praia é perfeita para quem curte admirar as belezas das dunas por passeio de buggy, por exemplo.
Quando ir
Uma informação importante é que Natal se localiza em uma região predominantemente árida, tendo um clima mais seco do que nos demais estados da costa leste do Nordeste.
Entre março e julho as chuvas costumam ser mais intensas. De agosto a fevereiro pode chover, mas nada que estrague o roteiro de viagem.
Como chegar
O aeroporto de Natal, situado no município de São Gonçalo do Amarante, recebe voos diretos de Brasília, Campinas, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Demais localidades do país necessitam de conexão para chegar ao Estado.
É possível chegar na hospedagem por táxi, aplicativo de corrida, van ou transfer particular. De ônibus, é possível chegar de Fortaleza (cerca de 8h30 de viagem), João Pessoa (2 a 3 horas de viagem) e Recife (4h40 a 5h40 de viagem).
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.
Fonte: IG Turismo