Arte & Lazer

Destino dos Famosos: Berlim, uma cidade carregada de história

Destino dos Famosos: Berlim, uma cidade carregada de história
 

Berlim, a  capital da Alemanha , se destaca por ter feito parte de momentos importantes da história não só da Europa como de todo o mundo, além de possuir paisagens lindas e ser uma das cidades mais cosmopolitas do continente europeu.

O destino é perfeito para quem curte lugares frios e ama, ou tem o desejo, de conhecer a neve . Contudo, não se engane, porque a capital alemã também tem seu atrativos para  tempos mais quentes.

 

Famosos como Reynaldo Gianecchini , Pedro Scooby e o casal Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha, já visitaram a região em diferentes épocas do ano, e para diferentes atividades, o que demonstra as variadas opções de turismo do lugar.

 

Principais pontos turísticos

Por ser uma cidade cosmopolita , o turista encontra tudo o que uma grande metrópole oferece, como festivais culturais, dezenas de museus, casas de óperas, teatros, galerias, bares, restaurantes, casas noturnas e muitos lugares históricos. 

Entre os pontos turísticos mais visitados de Berlim estão o Memorial do Holocausto , o Muro de Berlim e a antiga porta de entrada da cidade reconstruída no final do século 18, o  Portão de Brandemburgo.

O Reichstag, que fica próximo do Portão de Brandemburgo, abriga o Parlamento Alemão. A instalação já foi palco de grandes momentos da história do país como a proclamação da República Alemã, em novembro de 1918. Sua arquitetura chama a atenção por sua imponência. Para visitar o local é preciso marcar um horário com bastante antecedência no site oficial e é gratuito.

Ainda para quem se interessa por grandes construções, a praça  Gendarmenmarkt vale a visita. Nela estão três prédios importantes para a arquitetura da cidade: a  Sala de Concertos Konzerthaus , a Catedral Francesa e a Catedral Alemã .

A praça também conta com vários restaurantes e bares, além de uma linda estátua do poeta Friedrich Schiller, inaugurada em 1871, erguida em frente Konzerthaus.

 

Para quem busca lugares para compras, duas boas opções são uma outra praça, a  Alexanderplatz , e a avenida  Kurfürstendamm (Kudamm) , com boas opções de lojas populares até boutiques e grifes de luxo.

Como a capital alemã é recheada de história e referências do passado, não podemos deixar de citar a  Ilha dos Museus em Berlim (Museumsinsel) , uma ilha reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco e localizada no rio Spree, que abriga cinco museus alemães renomados mundialmente:

–  Altes Museum (Museu Antigo);

Neues Museum (Museu Real Prussiano);

Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga);

Bode-Museum (Museu Bode);

Pergamonmuseum (Museu Pergamon). 

 

Passeios ao ar livre, para curtir a natureza, também são boas pedidas e devem estar incluídos, pelo menos, em um dia da viagem. Nesse caso, o Parque Tiergarten e o Mauerpark (Parque do Muro) são ideais para esta finalidade.

Uma informação importante sobre o Mauerpark é que nele se localizava a “faixa da morte”, parte do antigo Muro de Berlim que era constantemente vigiada por militares da Alemanha Oriental, além de que era recheada de armadilhas com cercas elétricas e espinhos.

 

Documentos obrigatórios para brasileiros 

Cidadãos brasileiros portadores de passaportes válidos comuns, diplomáticos, de serviço ou outros passaportes oficiais podem entrar, ou passar em trânsito na Alemanha e nos países membros da União Europeia (exceto Reino Unido e Irlanda), sem visto e permanecer por no máximo três meses, dentro de um período de seis meses, se a viagem tiver objetivos turísticos ou de negócios, de acordo com o site das Representações da República Federal da Alemanha no Brasil.

Para uma permanência de até três meses, para cada período de seis meses, as condições de entrada impostas são as seguintes:

– Apresentar um documento de viagem emitido nos dez anos anteriores e válido por, no mínimo, três meses para além da data de saída prevista; 

– Comprovar o objetivo e as circunstâncias da permanência pretendida;

– Comprovar recursos financeiros suficientes para se manter durante a sua estadia;

– Recomenda-se que o turista faça um seguro saúde para viagens. Isso não é obrigatório, porém é extremamente útil.

Fonte: IG Turismo