Arte & Lazer

Destino dos Famosos: Cairu, o município-arquipélago da Bahia

Reprodução/Instagram – 19.12.2023 Bruna Marquezine, Sasha Meneghel e Ludmilla em Cairu
Reprodução/Instagram – 19.12.2023 Bruna Marquezine, Sasha Meneghel e Ludmilla em Cairu


Cairu é um município-arquipélago do estado da Bahia . É um dos dois únicos municípios brasileiros inteiramente localizados em um arquipélago, sendo o outro Ilhabela , no estado de São Paulo . A cidade é formada por 26 ilhas, dentre as quais se destacam a Ilha de Tinharé e a de Boipeba, cujos pontos turísticos mais conhecidos são Morro de São Paulo e a Praia de Moreré.

Embora seja formada por 26 ilhas, apenas três se destacam pelo turismo: Cairu, a sede, que também abrange o município que administra as outras duas ilhas, a Ilha de Boipeba e a Ilha de Tinharé.

Na Ilha de Tinharé, há povoados turísticos, sendo o Morro de São Paulo o mais procurado. Além disso, dentro da ilha, há também os vilarejos de Gamboa, bem próximo do Morro de São Paulo; Galeão; Guarapuá; Zimbo e Canavieiras.

Saindo da Ilha de Tinharé, há a Ilha de Boipeba, que se destaca por suas praias e tranquilidade, já que fica a mais de 26 km de distância de Morro de São Paulo, o destino mais visado.

Celebridades como Bruna Marquezine, Sasha Meneghel, Ludmilla, Whindersson Nunes e Jade Picon, entre muitos outros, já passaram pelo destino.

Atrações de Cairu

Cintia Palma, a superintendente de Turismo na Secretaria Municipal de Turismo de Cairu (Setur Cairu), lista ao iG Turismo várias indicações para aproveitar a região. Para os amantes de música e dança, as casas de shows recomendadas são a Toca do Morcego, Mama Iate Clube, Teatro do Morro e Pulsar.

Quem aprecia uma boa gastronomia pode visitar os restaurantes Merinos, Aromas do Morro, O Casarão, Sambass experience, Café do Morro, Restaurante Caju, Restaurante Minha Louca Paixão, a pizzaria Casa Velha e o Chez Max Restaurante e Pizzaria.

Para os interessados em cultura e história, é possível conhecer o Museu de Ossos do Tavinho e visitar o vilarejo Cova do Onça, em Boipeba. Além disso, é recomendado fazer o passeio por volta da ilha para conhecer um pouco de cada cantinho de Boipeba.

Além disso, não se pode deixar de conhecer as piscinas naturais da Quarta Praia, que foi eleita entre as 10 mais bonitas do mundo pelo TripAdvisor. Em Morro de São Paulo, as praias são organizadas numericamente — da Primeira à Quinta Praia — e cada uma tem suas peculiaridades.

A Segunda Praia, por exemplo, é conhecida por sua agitação, com a presença de hotéis e barracas ao redor, além de formar piscinas naturais no mar durante a maré baixa. Por outro lado, a Quarta Praia é o local ideal para aqueles que buscam paz e tranquilidade, pois está mais distante da vila.

As atividades recomendadas por Cintia também incluem passeios pela Ilha de Tinharé, passeios de quadriciclo para Garapuá, passeios de 4×4, descer de tirolesa, que é a maior com queda ao mar do Brasil, passeio de banana boat, trilha para a Fonte do Céu, em Gamboa e passeio de caiaque pelos manguezais de águas cristalinas de Garapuá.

Durante o dia, os visitantes podem aproveitar as piscinas naturais do mar, passear pela vegetação da Ilha da Saudade, praticar esportes como vôlei, frescobol, futebol, beach tênis e futevôlei, subir ao mirante para uma linda foto e experimentar os pratos servidos pelos restaurantes e bares locais, sempre acompanhados de uma bebida ou coquetel.

Também é recomendado apreciar o pôr do sol no Forte Tapirandú e caminhar de Morro de São Paulo até a Praia da Argila, na Gamboa.

À noite, Morro de São Paulo oferece diversas opções para quem busca uma boa música e um local para degustar uma boa culinária, tanto na Praça Principal, que é a Praça Aurelino Lima, como também na Segunda Praia.

O arquipélago é conhecido por oferecer muita segurança, não apenas para os turistas, mas também para os moradores. As pessoas costumam circular com tranquilidade durante o dia e a noite, com seus aparelhos de celular à vista, sem qualquer sensação de perigo.

Ilha de Boipeba tem 20 quilômetros de praias paradisíacas
O Céu de Boipeba – Ilha de Boipeba, Brasil
Boipeba
Boipeba
Ilha de Boipeba
Farol em Morro de São Paulo, Bahia
Morro de São Paulo
Morro de São Paulo: destino paradisíaco na Bahia
Morro de São Paulo: destino paradisíaco na Bahia
Morro de São Paulo: destino paradisíaco na Bahia
Morro de São Paulo: destino paradisíaco na Bahia
Morro de São Paulo: destino paradisíaco na Bahia
Morro de São Paulo: destino paradisíaco na Bahia
Morro de São Paulo
Morro de São Paulo
Morro de São Paulo
Cairu administra as Ilhas de Tinharé e Boipeba
Ilha de Boipeba
Ilha de Boipeba
Tirolesa de Morro de São Paulo

Dentro das ilhas, existem serviços de transporte para os bairros do Zimbo, que são normalmente mais utilizados pelos moradores. Para os turistas que desejam se deslocar de Morro de São Paulo para Boipeba, há a opção de um transfer que parte do receptivo de Morro, com um custo de R$ 130 por pessoa.

Os pontos mais visitados são:

Ilha de Cairu

  • Visita ao Convento Santo Antônio
  • Museu da Nossa Senhora do Rosário

Ilha de Tinharé

  • Farol em Morro de São Paulo
  • Igreja Nossa Senhora da Luz
  • Fortaleza de Tapirandú
  • Mirante da Tirolesa
  • Piscinas naturais na Quarta Praia
  • Segunda Praia
  • Praia da Gamboa


Ilha de Boipeba

  • Piscinas naturais de Moreré
  • Piscinas naturais de Ponta de Castelhanos
  • Restaurante Guido da Lagosta
  • Céu de Boipeba
  • Restaurante Ority


“Para entrar em Morro de São Paulo é necessário pagar uma taxa de R$ 30 que é a Tupa (Tarifa por Uso do Patrimônio Histórico do Arquipélago). A tarifa é paga uma única vez pelo período de permanência do turista no arquipélago e possui isenção para crianças menores de 5 anos e pessoas maiores de 60”, explica a especialista.

Locomoção pelas ilhas

A sede administrativa, Cairu, é a única localidade que pode ser acessada por meio terrestre. Para visitar as demais localidades, são necessárias embarcações.

“Morro de São Paulo, considerado o terceiro maior polo turístico da Bahia, fica a 60 km de distância de Salvador . Ainda que chegar até lá não seja tarefa simples, podemos garantir que valerá cada minuto da viagem.”

As Ilhas de Tinharé e Boipeba não têm conexão terrestre com o continente, impossibilitando a chegada por carro ou ônibus. Para visitá-las, é necessário optar entre trajetos de catamarã, lancha rápida (com transporte terrestre e marítimo) ou até mesmo um voo em táxi aéreo.

Conselhos e dicas

Cintia oferece conselhos valiosos para aqueles que planejam visitar a ilha. Ela destaca que a ilha possui acomodações para todos os gostos, incluindo acampamentos, hotéis, pousadas, pensões e resorts, capazes de satisfazer até os turistas mais exigentes.


Ela também observa que os restaurantes mais próximos da praia tendem a ser mais caros. Para aqueles que buscam economizar, Cintia sugere visitar alguns restaurantes mais afastados da praia, onde é possível encontrar comida caseira deliciosa a preços mais acessíveis.

A superintendente também recomenda reservar pelo menos cinco dias de estadia para poder explorar todos os locais da ilha. Entre as outras atividades sugeridas, estão conhecer a cultura local da Comunidade Quilombola do Galeão, degustar as ostras gratinadas dos bares flutuantes de Canavieiras e visitar o espaço do Circuito Pé na Areia na Segunda Praia de Morro de São Paulo.

Ela também alerta que os valores dos pacotes podem ser um pouco mais altos durante o verão, que é o período em que a ilha é mais requisitada.

“Durante o verão, temos um fluxo turístico muito maior do que o normal. Durante todas as estações, temos público em todas as localidades. Cada Ilha tem uma peculiaridade, para quem busca mais descanso e tranquilidade, a indicação é a Ilha de Boipeba, onde é possível desfrutar das mais belas piscinas naturais , caminhar nas longas extensões de praia com areia branca e águas termais. Para quem busca mais agitação, a opção é a Ilha de Tinharé. Porém, em todas as estações, o nosso arquipélago não deixa a desejar”, finaliza.

Conheça o iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram , X (Twitter) , Facebook e Comunidade no Whatsapp .

Fonte: Turismo