Arte & Lazer

Destino dos Famosos: Jundiaí, a terra da uva e do turismo rural

Reprodução/Internet – 25.11.2023 Fernanda Lima, Jão e Neymar já estiveram em Jundiaí, interior de SP
Reprodução/Internet – 25.11.2023 Fernanda Lima, Jão e Neymar já estiveram em Jundiaí, interior de SP


Jundiaí , um município brasileiro do interior do estado de São Paulo , é uma cidade rica em história e cultura. A região era habitada por povos indígenas até o final do século 17, que se dedicavam à produção de milho e mandioca. O nome Jundiaí tem origem tupi e vem da palavra “jundiá”, que significa “bagre”, e “y”, que significa “rio”.

A origem de Jundiaí está diretamente ligada ao movimento bandeirante, principal responsável pela ocupação da antiga Capitania de São Vicente. Ao longo dos séculos 17, 18 e início do 19, a economia da cidade se limitava a pequenas lavouras de subsistência, que abasteciam moradores da vila, tropeiros e bandeirantes.

A apenas uma hora de distância da capital paulista, a cidade se destaca pelo turismo rural . Alguns famosos que já passaram pela cidade são: o jogador de futebol Neymar, a apresentadora Fernanda Lima, o cantor Jão e Ivete Sangalo.

Rotas turísticas

“Jundiaí é uma cidade que tem uma oferta turística bastante diversificada, são muitas rotas turísticas no total na cidade”, afirma Marcela Moro, diretora de turismo da prefeitura municipal de Jundiaí.

As rotas turísticas disponíveis são: Rota do Castanho, Rota da Cultura Italiana, Rota da Terra Nova, Rota da Uva, Rota do Vinho , Rota da Cerveja, Rota do Brincar e a Rota do Centro Histórico.

“Cada uma dessas rotas concentra um conjunto de atrativos dentro de uma temática específica ou em uma região específica da cidade. Por exemplo, a Rota do Castanho está localizada no bairro do Castanho, e o principal atrativo lá é a Vinícola Castanho, que oferece experiências turísticas bastante interessantes, como visitas à produção, degustações e harmonizações com vinhos”, explica a turismóloga.

Atores ambientam a festa
Colonos em navio no espaço Vila do Vinho
Estande de vinhos
Espaço das Frutas permite comprar direto dos produtores
Colonos na Vila Italiana
Colonos na Vila Italiana

“Em seguida, temos a Rota da Cultura Italiana, que se desenvolve a partir das memórias das famílias italianas que chegaram ao bairro onde esta rota está localizada, construindo assim sua história. É uma rota que apresenta muita história, memória e também a gastronomia italiana, que é o carro-chefe. Já a Rota da Terra Nova, no bairro da Terra Nova, oferece muita vegetação e contato com a natureza, além de muitos produtos interessantes e restaurantes rurais, etc. Na Rota da Uva, temos a produção de uva, muito presente na região, com diversas adegas e vinícolas concentradas nessa área.”

A Rota do Centro Histórico concentra o patrimônio histórico da cidade, enquanto a Rota do Vinho apresenta 21 vinícolas e adegas para visitação, degustação e experiências na área rural. A cidade também se destaca com a Rota do Brincar, criada para oferecer espaços dedicados às crianças. E a Rota da Cerveja, uma das mais recentes, oferece 17 pontos entre fábricas e bares especializados em cerveja artesanal, com visitas, harmonizações e degustações disponíveis.

“Também temos vários restaurantes rurais e, claro, a produção de uva, que pode ser encontrada em vários pontos, além de toda uma história”, compartilha.

Outras atrações

Alguns dos principais locais para visitar em Jundiaí incluem o Parque da Cidade, o Jardim Botânico, o Museu do Vinho, o Parque da Uva, o Mundo das Crianças e entre outros locais.

O Parque da Cidade oferece áreas para piqueniques, caminhadas e apresentações artísticas. O Jardim Botânico é um local bem preservado com várias plantas nativas. O Museu do Vinho oferece a oportunidade de aprender sobre a produção de vinho e degustar vinhos locais.

Já o Parque da Uva é conhecido pela realização de grandes eventos, como a Festa da Uva , shows e apresentações culturais, e o Mundo das Crianças é um parque público gratuito a céu aberto, que conta com estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.

À noite, a cena gastronômica local de Jundiaí ganha vida, oferecendo uma variedade de opções que vão desde cafeterias aconchegantes e churrascarias vibrantes até restaurantes especializados em cozinhas brasileira, internacional e italiana.

Conselhos

Para se preparar para a viagem, é recomendável pesquisar sobre o destino, garantir as passagens com antecedência e escolher uma hospedagem confortável. O custo médio de uma viagem para Jundiaí pode variar dependendo de vários fatores, como a duração da estadia, o tipo de acomodação escolhida e as atividades planejadas.

Para economizar, os turistas podem considerar opções de acomodação mais acessíveis, saborear a comida em restaurantes locais e aproveitar as muitas atrações gratuitas ou de baixo custo que a cidade tem a oferecer.

Para quem visita Jundiaí pela primeira vez, é importante pesquisar sobre o destino, planejar o itinerário com antecedência, mas também deixar espaço para a espontaneidade. Além disso, é aconselhável verificar as condições climáticas antes da viagem para se preparar adequadamente.

“Jundiaí é uma cidade para todas as épocas do ano, mas temos um convite especial, no dia 11 de janeiro começa a nossa Festa da Uva, que é a cara de Jundiaí. A Festa da Uva em 2024 completará 90 anos, é uma festa que celebra a cultura, a memória, a história e a identidade de Jundiaí”, finaliza Marcela.

Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!

Fonte: Turismo