O filme “Barbie” estreou no Brasil na última quinta-feira (20) e levou mais de 1,2 milhão de pessoas às salas de cinema do país, arrecadando mais de R$ 22 milhões só no primeiro dia de exibição, segundo dados do Abraplex (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex).
Para os amantes da boneca mais famosa do mundo a cidade de Malibu, na Califórnia, tem um sentido especial. Surgida na década de 1970, a Barbie Malibu representou uma era hippie do brinquedo, com cabelos e roupas mais largas, além do bronzeado típico da cidade solar.
O destino norte-americano é tão simbólico para o universo da boneca que a Barbie tem sua “própria casa”, que pode ser alugada, na cidade. Disponível na plataforma de hospedagem Airbnb, a DreamHouse tem decoração inspirada no brinquedo e no seu namorado, o Ken , além de muito rosa. Saiba como se hospedar na casa neste link.
O que fazer em Malibu?
Para além da aventura de se hospedar na casa da Barbie, os visitantes de Malibu têm outras inúmeras atividades que podem fazer na cidade, que é queridinha dos famosos como Leonardo DiCaprio e Claudia Leitte, que já foram vistos nas praias do destino, além de Jennifer Lopez, Lady Gaga, e o casal Beyoncé e Jay-Z que têm propriedades na região.
Malibu ocupa uma área de cerca de 34 km de costa no litoral da Califórnia , e fica bem próximo de outro destino cobiçado no estado norte-americano, Los Angeles , a menos de uma hora de carro.
Um dos fatores que fizeram a cidade ficar famosa em todo o mundo é que por lá o sol impera por mais 300 dias no ano, o que torna as praias locais ainda mais lindas e atrativas.
Séries famosas também já utizaram a região como cenário de seus enredos. “Two and a Half Man” (“Dois Homens e Meio”), “Gracie & Frankie” (que foi gravada na cidade, embora seja ficcionalmente ambientada em San Diego ) e “S.O.S Malibu” (“Baywatch”), são alguns dos exemplos.
Para começar a explorar a cidade, visitar o píer de Malibu é uma boa opção para dar o “start”, já que o local é uma das atrações mais famosas da região. O píer histórico, construído no ano de 1905, fica localizado na praia de Surfrider, que foi decretada como a primeira reserva de surf do mundo, o que a torna uma das mais populares entre os praticantes da modalidade.
A Surfrider é conhecida ainda por ter três pontos de quebras de ondas e um corredor de quase 100 metros que os sufistas usam para pegar as ondas. Na praia é possível ainda alugar pranchas e roupas aquáticas para o mergulho – uma vez que a água do Oceano Pacífico é geladíssima – e até mesmo contratar aulas de surf para quem é mais iniciante.
Outros itens que podem ser alugados são bicicletas, barcos e equipamentos de pesca. Mais uma informação interassente sobre o local é que durante a maré baixa é possível passar por debaixo do píer para tirar fotos.
Uma indicação imperdível de alimentação no Malibu Píer é o Malibu Farm, um dos restaurantes mais visitados da região. Ele tem uma vista para o mar e conta com decoração típica praiana, que ajuda o visitante se ambientar ao local logo de cara. A comida do restaurante é orgânica e cheia de vegetais.
Se quiser quebrar um pouco do roteiro praiano (que, com toda certeza, estará presente na viagem a Malibu), próximo do píer está o The Getty Villa, na vizinhança de Pacific Palisades.
O museu foi fundado por Jean Paul Getty, um falecido empresário norte-americano que na década de 1960 foi considerado um dos homens mais ricos do mundo. O espaço se dedica à exposição e aos estudos das artes e culturas das antigas Grécia, Roma, e Etruria – uma antiga região na Itália Central, que abrangia uma parte do que é atualmente a Toscana, o Lácio e a Úmbria.
As peças expostas e estudadas são datadas de mais de 7 mil anos de história com esculturas, objetos e utensílios que vão do final da Idade da Pedra até a queda do Império Romano.
Além das belíssimas exposições, performances e concertos que ocorrem nos teatros, o museu conta com três amplos jardins – que abrigam mais de 300 espécies de plantas típicas do mediterrâneo – um teatro fechado e outro ao ar livre, e restaurantes.
O destaque vai para a piscina que está presente em um dos jardins que rende fotos lindas. A entrada é gratuita, deve ser reservada pelo site , mas o estacionamento é pago, no valor de 20 dólares.
Mais um museu localizado perto do píer é o Adamson House, uma antiga residência que hoje funciona como museu que exibe artefatos históricos e exemplares dos azulejos de Malibu produzidos pela antiga Malibu Ceramics, famosa na região.
A visita ao museu vale uma passagem no Malibu Lagoon Museum, adjacente à Adamson House. Este conta a história da região de Malibu a partir da experiência do índios Chumash até a efervesência do surf, que predomia até hoje.
Voltando ao roteiro de praias, outro ponto supervisitado próximo ao Malibu Píer é o Point Dume, uma elevação na costa da cidade que se projeta para o Oceano Pacífico e que garante uma vista única do mar. No local é possível avistar ainda a vida marinha local, como golfinhos, leões marinhos e baleias – estas especialmente na época de inverno.
Ao seguir a trilha de areia fofa que dá acesso ao point, o viajante terá o privilégio de conhecer a vista da praia Pirate’s Cove, também chamada de Dume Cove, outra maravilha para os olhos. A Zuma Beach é mais uma praia famosa de Malibu que vale a visitação, especialmente porque ela é palco de diversos eventos como competições de vôlei, festivais musicais, casamentos, entre outros.
A praia também já serviu de cenário para um filme sobre a vida de uma cantora de rock que faz amizade com adolescentes locais. O longa, intitulado “Praia de Zuma”, foi lançado em 1978, e é estrelado por Suzanne Somers.
Zuma tem quase 3 km de extensão de areia que proporcionam aos turistas e locais uma das melhores estruturas em praia da Califórnia. Por lá, o visitante não precisará passar perrengue levando seus próprios mantimentos e utensílios. Quiosques de comida em cada uma das pontas da praia, estacionamento amplo, vestiários, quadras de vôlei e salva-vidas estão presentes por todos os cantos, garantindo uma boa experiência.
El Matador State Beach é mais uma praia que deixa os visitantes de Malibu boquiabertos. O ponto turístico, na verdade, é formado por três pequenas praias situadas aos pés de uma falésia no parque estadual Robert H. Meyer Memorial State Beach. O local é ideal para assistir a um belo pôr-do-sol.
A principal destas praias, que leva o nome de El Matador, ainda surpreende durante a maré baixa pelo aparecimento de um caverna formada por rochas vulcânicas.
Para quem está viajando em família, especialmente como crianças, o Leo Carrillo State Park é boa opção. O local também é mais indicado para quem está viajando de motorhome ou para quem gosta de acampar com barracas.
O parque mescla algumas praias lindas, mais fácies de mergulhar, e cenários deslumbrantes para ótimas fotografias, com a possibilidade de observação de pequenos animais nas piscinas naturais formadas durante a maré baixa. Ainda há uma área de floresta com trilhas imperdíveis.
Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!
Fonte: Turismo