A cidade de Maragogi fica localizada a cerca de 124 km de Maceió, a capital alagoense, e é um considerado um dos destinos mais produrados de todo o Nordeste, pelo seu belo litoral, banhado pela Costa dos Corais – área de proteção ambiental brasileira -, além de piscinas naturais e a tranquilidade que a região oferece.
As águas cristalinas, que no período de maré baixa formam lindas piscinas naturais – as Galés de Maragogi – atraem turistas de todo o Brasil , incluindo famosos como Giselly Bicalho, Marcela Mc Gown, Thaís Braz, Gui Napolitano e Hariany que já estiveram na região e compartilharam a estadia em suas redes sociais.
Um ponto positivo é que a cidade tem um estilo de vida pacato, por ser pequena já que conta com cerca de 30 mil habitantes, o que traz tranquilidade para quem viaja para a região, além dos preços serem mais razoáveis se comparados a outras localidades semelhantes
Quando ir?
A melhor época de visitar Maragogi é quando a maré está baixa, já que dá para a aproveitar mais o sol da região. Com o fenômeno, é possível ver nas piscinas naturais os peixes e corais que trazem uma beleza extra para o local. Uma boa dica é ficar de olho na “tábua da Maré”, que são os horários que a Marinha indica sobre a oscilação da maré (quando ela estará alta ou baixa). Essa informação pode ser checada no site da Marinha.
Os meses entre outubro e janeiro têm menos chuvas e são mais secos, o que torna o mar da região ainda mais cristalino. Outra época interessante de visitar a cidade alagoana é no Réveillon – principalmente para quem busca uma virada do ano mais sossegada ou festas de hotéis, por exemplo, que são fartas nessa época na região.
Como chegar?
Além de estar a cerca de 124 km de Maceió, Maragogi também está a 130 km de Recife, no Pernambuco . Por estar entre essas duas capitais do nordestinas, é possível chegar na região por avião tanto do Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares (MCZ) como do Aeroporto de Recife – Guararapes / Gilberto Freyre (REC). Em terra firme, é possível utilizar um transfer ou carro alugado para chegar à cidade alagoana.
O que fazer?
A maior parte das atividades da cidade estão ligadas a passeios naturais como curtir as praias paradisíacas, passeios de barco, visitar as piscinas naturais e passeios de buggy que permitem conhecer todo o litoral da região.
Uma informação importante é que as piscinas naturais são divididas em três grupos: Galés, Barra Grande e Taocas. Elas possuem um controle diário de visitantes para que sua preservação se mantenha intacta e são visitadas quando a maré está mais baixa.
Já as praias mais famosas da região são Barra Grande, Praia de Antunes, Ponta de Mangue e Peroba, e quem deseja aproveitá-las ao máximo, o ideal é que se alugue um carro. Algumas empresas permitem o aluguel direto pela internet e a retirada do automóvel no aeroporto.
Fonte: IG Turismo