Arte & Lazer

Destinos dos Famosos: a cidade ilha de Florianópolis

Destinos dos Famosos: a cidade ilha de Florianópolis


A cidade de Florianópolis , em Santa Catarina , tem se tornado um destino cada vez mais procurado entre as capitais brasileiras e não faltam motivos para visitar o local.

Formada em sua maior parte pela Ilha de Santa Catarina , com 54 km de comprimento, Floripa , como é carinhosamente chamada a cidade, oferece atrativos que agradam públicos distintos como praias encantadoras, matas preservadas, colônia de pescadores e muito mais. 

Famosos como o cantor Di Ferreiro , a atriz Camila Queiroz e até a influenciadora Paris Hilton já prestigiaram de perto as belezas da capital catarinense.

O que fazer em Floripa?

Uma boa dica para aproveitar as praias de Florianópolis é visitá-las de acordo com a localização. As praias do norte da ilha têm águas mais calmas e menos geladas, o que as tornam mais frequentadas e urbanizadas.

Vale conhecer a Praia da Daniela – localizada em um bairro de casas de veraneio -; a Praia do Forte ; – a Praia do Jurerê -; a Praia de Canasvieiras – a mais acessada por argentinos -; entre outras. Outra boa opção é a Praia da Joaquina e a Praia Mole , esta última muito popular entre o público LGBTQIA+ .

Já ao leste da ilha, as ondas das praias são mais intensas e mais indicadas para quem curte uma aventura ao mar. Por lá, o visitante pode conhecer a  Praia do Moçambique – a mais selvagem da ilha -; a  Praia da Galheta – a oficial de nudismo da ilha – a Praia da Joaquina – a mais famosa de Floripa.

Já as praias Pântano do Sul e Solidão , mais ao sul da ilha, proporcionam um cenário menos urbano e mais natural, sem grande presença imobiliária – ambiente perfeito para quem busca um contato maior com a natureza.

Como na maioria das cidades, Florianopólis também conta com um Centro Histórico com diversos atrativos como o Mercado Público , que conta com bares, restaurantes, quitandas, lojas de artesanato e outros tipos de comércio.


Já a Casa da Alfândega fica ao lado do Mercado Público e também vale a visitação. No prédio, que foi inaugurado em 1876, funciona o maior mercado de artesanato da ilha.

Palácio Cruz e Sousa , também conhecido como  Museu Histórico de Santa Catarina , preserva sua construção ao estilo colonial que resgata tempos passados e conta um pouco da história da cidade.

Floripa ainda tem diversos vilarejos açorianos , fundados por imigrantes dos Açores. Dois importantes que valem conhecer são o Vilarejo de Santo Antônio de Lisboa um dos primeiros povoados por açorianos que existiram na ilha – e o Vilarejo Ribeirão da Ilha  – o maior pólo de cultivo de ostras da cidade.


Os passeios de barco também são tradicionais atividades turísticas que todo visitante deve se permitir quando vai à Floripa. Os mais famosos são os realizados com  Escunas Pirata . As embarcações são caracterizadas como se fossem barcos pirata, o que torna a atração muito famosa e concorrida.



As trilhas são outro passeio imperdível de Floripa. As áreas da Ilha de Santa Catarina contam com extensas áreas protegidas, e é importante contratar um serviço de guia para acessar as trilhas com segurança. A observação de baleias  também é mais uma atividade conectada à natureza que é famosa na cidade.

É possível fazer a observação da Praia da Armação , a 24 km do Beiramar Shopping no sul da ilha, mas é importante o uso de binóculo para uma melhor observação.

Quando ir

O verão costuma ser a estação ideal para conhecer um destino que tenha praia, mas em Florianópolis o senso comum é que o início do outono, entre março e abril, é o momento perfeito para visitar a capital catarinense.

É um período em que o tempo não varia, se mantendo firme e a cidade não está superlotada como no verão. Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes, como em todo o Brasil, com máximas próximas aos 30º C. No Carnaval, entre fevereiro e março, o turista precisa se preparar para longos engarrafamentos e uma cidade abarrotada.


Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais.

Fonte: IG Turismo