Arte & Lazer

Editais oferecem verbas para projetos culturais; vá buscar

Canteiro de Obras, da Cia Brasília, que veio a Marília pelo Proac – Divulgação
Canteiro de Obras, da Cia Brasília, que veio a Marília pelo Proac – Divulgação

O Proac (Programa de Ação Cultural) publicou editais para receber projetos de diverfentes áreas de expressão artísticas candidatos a receber financiamento público do Estado. Criado em 2006 para financiar criação e produção cultural, o programa oferece diferentes linhas de apoio a artistas.

Projetos em teatro, dança, música, literatura, circo, artes cênicas para crianças, festivais de arte, audiovisual, museus, diversidade e artes visuais podem concorrer aos recursos.

Lançados anualmente, os Editais funcionam como concursos, nos quais os projetos inscritos são avaliados por uma comissão composta por especialistas do segmento escolhido. A verba é oriunda de recursos próprios da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Os grupos beneficiados pelo Proac devem obrigatoriamente oferecer contrapartidas sociais,  como exibição de espetáculos a preços populares ou gratuitos.

Podem ser proponentes do Proac pessoas físicas (o próprio artista ou detentor dos direitos sobre o conteúdo do projeto) e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, desde que tenham natureza cultural registrada em seu contrato social. Em qualquer caso, o proponente deve residir ou estar sediado no Estado de São Paulo há pelo menos dois anos.

No caso do Proac ICMS, é necessário primeiro fazer um cadastro como proponente. Este cadastro pode ser feito de janeiro a outubro, on line, por meio do Sistema Proac . Depois de cadastrado como proponente, o projeto já poderá ser cadastrado.

No caso do Proacd Editais, é necessário aguardar o lançamento de cada edital, que estabelece suas próprias regras (datas para inscrição, valor do prêmio, dentre outras).

A secretária municipal da Cultura, Taís Vanessa Monteiro, lembra que o circuito de apresentações criado pelo programa beneficia diferentes cidades. Só neste ano, Marília recebeu quatro projetos: Grupo de Teatro de Rua “Respeitável Público”, a Cia Brasílica com “Canteiro de Obras”, a Cia. A DitaCuja  com a peça Dom Chicote Mula Manca e seu fiel escudeiro Zé Chupança, e Geracirco.

“Estamos em vias de receber um workshop e espetáculo com Daniel Murray, de violão. Queremos incentivar os grupos de Marília a cadastrar seus projetos”. 

Para acessar a página de editais clique AQUI