A pandemia do novo coronavírus está deixando muitas pessoas dentro de casa para evitar a disseminação da doença entre a população. Mas, o que fazer durante o dia, como se entreter e não ficar entediado?
Leia também: Qual a melhor forma de transportar o vinho na mala?
Algumas plataformas digitais disponibilizam “passeios virtuais” em museus, cidades e até planetas. Então, se você está em quarentena pelo novo coronavírus , confira abaixo as 10 viagens internas que dá para fazer sem sair de casa:
1. Visitar a ilha da MSC no Caribe
A Ocean Cay MSC Marine Reserve é uma ilhota no Caribe mantida pela operadora de cruzeiros MSC. Com praias, espaços de entretenimento, restaurante, Spa e lojas para compras, o local só pode ser acessado pelos hóspedes dos navios.
Porém, quem quiser ter um aperitivo do que está na ilha da MSC, um site com viagem virtual foi criado. Veja como navegar clicando aqui.
2. Visitar Marte
A plataforma Google Earth pode te levar até Marte sem que você precise sair do sofá. Um mapa do terreno arenoso do planeta, feito a partir de vídeos e fotos da NASA, mostra como é o planeta vermelho.
Para navegar é fácil. Baixe o aplicativo do Google Earth e selecione o ícone “planeta” na barra de ferramentas. Escolha “marte” e vá explorando todos os detalhes registrados no espaço.
3. Vá até Paris
O novo epicentro do Covid-19 é a Europa, por esse motivo, não é recomendada a viagem para países do continente. Mas, por que não visitar Paris online? Também pela plataforma do Google Street View é possível conhecer a cidade das luzes em 3D.
Para navegar, é necessário entrar no Google Maps , procurar por Paris e clicar em ícones das jornadas do Street View. O principal ponto turístico da França, a Torre Eiffel, também pode ser acessada pela web.
4. Conhecer o mundo no 360 Cities
O 360 Cities é uma plataforma que reúne fotos tiradas em 360º de diversas cidades ao redor do mundo. Para “viajar” você pode acessar diretamente o site ou visitar o Google Earth. Marcadores azuis e verdes aparecem nos mapas. O azul indica a foto ampliada e os verdes as variações de imagens do mesmo lugar.
5. Passeio literário na República Tcheca
Na República Tcheca a biblioteca do monastério de Strahov fica num edifício construído em 1143 e habitado por bispos. A viagem até Praga pode ser feita inteiramente na maior fotografia interna já tirada no mundo.
O projeto 40 gigapixels mostra todos os detalhes da biblioteca, até rachaduras no teto. A imagem está disponível no 360 Cities e para ver todos os cantos da sala é importante dar zoom na imagem.
6. Visita à Pinacoteca em Milão
A Pinacoteca di Brera é um dos passeios tradicionais em Milão , na Itália. Situada no primeiro andar do antigo Palácio de Brera, o espaço reúne artistas italianos e tem um catálogo online com mais de 600 peças.
Além das imagens disponíveis, é possível ler as descrições das obras em italiano e inglês. Também existe recurso de pesquisa por data, artista e material.
7. Museu Arqueológico Nacional de Atenas
Para quem quer visitar pontos turísticos na Grécia, navegar pelo Museu Arqueológico Nacional de Atenas é uma boa opção. Esse é o passeio perfeito para conhecer obras e artefatos da civilização grega antiga.
A coleção é dividida pré-história, esculturas, vasilhas, objetos procedentes de Santorini, objetos feitos de bronze e uma coleção de arte do Egito. A consulta online é feita no site do próprio estabelecimento.
8. Galeria de Arte virtual
A Galeria Nacional de Arte de Washington, nos Estados Unidos, é um dos espaços públicos mais visitados no mundo. Construída em 1937, o espaço reúne artes, esculturas, quadros, gravuras, fotos e arte decorativa.
Nomes famosos como Picasso, Andy Warhol, Van Gogh e outros estão disponíveis para os visitantes. Toda a coleção pode ser acessada online no site da Galeria, em inglês.
9. Visite o Museu do Índio
O Museu do Índio, mantido pela Funai, pode ser visitado online. Localizado em São Paulo, o espaço tem cinco exposições na aba virtual e tem como objetivo difundir a cultura dos povos ancestrais.
10. Museu da Pessoa
O museu da pessoa, localizado também na cidade de São Paulo, pode ser acessado via online. Com o objetivo de “mudar o seu jeito de ver o mundo”, o espaço tem seis exposições e é colaborativo, ou seja, aumenta seu arsenal com a ajuda.
Leia também: 11 museus brasileiros que valem a visitação
Empresas, visitantes e voluntários mantém o Museu da Pessoa aberto e em funcionamento. Ficou interessado em visitar algum dos lugares citados acima de maneira a fugir do novo coronavírus ? Deixe seu comentário abaixo.