A Secretaria Estadual da Cultura formalizou nesta terça-feira proposta de transferir para as cidades repasses de recursos para financiar projetos que seriam desenvolvidos pelas oficinas culturais, que serão fechadas dia 30 de dezembro. A secretária da Cultura de Marília, Taís Monteiro, participou do encontro.
O secretário estadual José Roberto Sadek, disse que repasses serão aplicados de acordo com necessidades dos municípios mas sempre focados em formação cultural
“A Secretaria da Cultura do Estado irá enviar os recursos destinados ao programa diretamente para cada cidade. Esse repasse deverá ser aplicado de acordo com as necessidades do município, sempre no âmbito da formação cultural, que faz parte do DNA do programa Oficinas Culturais. Nossa sugestão é que as atividades preferencialmente proporcionem capacitação para o mercado de trabalho do setor cultural”, explicou Sadek.
Participaram da reunião os atuais secretários municipais de Cultura dos municípios de Iguape, Limeira, Sorocaba, Marília, São José do Rio Preto, Santos, Presidente Prudente, São Carlos e Ribeirão Preto, cidades que são sedes do programa Oficinas Culturais.
A ideia, nesse formato, é que os municípios tenham autonomia para definir as atividades que melhor atendem as especificidades locais. Os repasses para estes projetos serão feitos por convênios a serem assinados com a Secretaria Estadual.
Apesar de acontecer em final de mandato, quando muitos dos secretários devem ser substituídos, o encontro foi apresentado como orientação para que nas cidades os atuais gestores informem os futuros ocupantes dos cargos.
Posteriormente, o Secretário José Roberto Sadek deve se reunir com os novos dirigentes de cultura dos municípios para discutir os detalhes de cada parceria.
Sadek também colocou à disposição dos secretários municipais toda a expertise das equipes da Unidade de Formação Cultural da Secretaria, que inclui iniciativas bem sucedidas como a SP Escola de Teatro, as Fábricas de Cultura e o Projeto Guri.
Esse formato atenderá todos os municípios que contam com unidades do programa Oficinas Culturais. Além de Marília, serão fechadas as oficinas de Iguape, Limeira, Sorocaba, São José do Rio Preto, Santos, Presidente Prudente, São Carlos, Ribeirão Preto e São José dos Campos.