Arte & Lazer

EUA pretende que turistas obtenham visto em prazo máximo de 30 dias

Getty Images A Estátua da Liberdade é uma das atrações visitadas de Nova York, nos Estados Unidos
Getty Images A Estátua da Liberdade é uma das atrações visitadas de Nova York, nos Estados Unidos


O tempo de espera para a emissão do visto de turista aos Estados Unidos foi classificado como “inaceitável” por Chris Thompson, CEO do Brand USA, órgão de promoção turística ligado ao governo federal norte-americano.

Segundo o executivo, o objetivo das autoridades responsáveis é conseguir, dentro dos próximos seis meses, normalizar o processo. O novo prazo máximo para a obtenção do documento seria de até 30 dias. Nos serviços consulares no Brasil, por exemplo, a espera pela entrevista que antecede a liberação do documento tem ultrapassado um ano.

As declarações foram proferidas durante a abertura do IPW 2023, maior evento do setor na América do Norte, que ocorre até esta quinta-feira (25), em San Antonio, no Texas.

“O que ouvi deles é que o governo está trabalhando para normalizar o processo nos consulados em todo o mundo em até seis meses, e que a média de espera pelo visto seja de 30 dias”, afirmou Thompson se referindo a uma reunião recente que ocorreu junto aos departamentos de Estado, de Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.

“Tudo o que nós, enquanto órgão de promoção, pudermos fazer para isso, faremos”, acrescentou. O executivo reforçou ainda que a lentidão está ligada à alta demanda resultada da paralisação do setor devido a pandemia da Covid-19. Segundo o CEO, em nenhuma outra época da história do país norte-americano houve a quantidade de vistos emitidos quanto neste momento.

Até o fim de 2023, os EUA deveram ter recuperado 96% da malha aérea existente antes do período pandêmico. Dados da US Travel Association mostram que o número de visitantes internacionais é de 70% em relação a 2019. “A previsão é que alcance os índices pré-pandemia em 2025. Mas eu sou otimista e acredito que conseguiremos isso no final de 2024”, declarou Thompson.

** Com informações do jornal Globo

Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.

Fonte: Turismo