Durante três noites, nos dias 14, 15 e 16 de maio, dois bares de Marília vão oferecer mais que refeições, bebidas e encontros. O Pint Of Science, um evento internacional para divulgação de ciência e diversidade, vai discutir tecnologia e saúde em dois bares tradicionais da cidade, o Chapiln e o 515 Grill.
Será a primeira vez em que na cidade participa do festival, que surgiu em Londres em 2012. O evento tem organização nacional e local, que inclui pesquisadores com trabalhos científicos publicados.
Os dois bares de Marília foram escolhidos neste ano por já contarem com estrutura para lançamento como espaços e equipamentos para apresentação e os debates. A previsão é que o festival fique maior em 2019.
“Há cidades com três ou quatro pontos diferentes. Começamos com dois, como muitas grandes cidades fazem e com certeza ele vai crescer”, disse o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Cássio Luiz Pinto Jr.
No dia 14 o público de Marília pode escolher entre papo sobre ‘Alzheimer e Doenças do Coração’, no Chaplin, ou ‘Inovação e Interação Humano-Computador’, no 515.
No dia 15 as opções são ‘Inteligência Artificial e Big Data’, no Chaplin, e ‘Células Tronco e Diabetes’, no 515. Para terminar, dia 16, os temas são ‘Segurança de Informação’ e ‘Vacinas e Doenças do estômago’.
A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há necessidade de inscrição. Também não são emitidos certificados de participação.
Todos os bate-papos começam às 19h30 (horário local), mas recomenda-se chegar mais cedo, já que não há reserva de lugar. Em todo o país serão 500 encontros de bate-papo em dezenas de cidades.