Arte & Lazer

Exposição resgata Casa de Taipa e memória da origem rural em Assis

Exposição resgata Casa de Taipa e memória da origem rural em Assis

Uma exposição para divulgar, valorizar e restaurar a Casa de Taipa de Assis uniu profissionais e instituições comprometidas com a história de Assis ara apresentação de um patrimônio histórico e símbolo do modelo de vida e ocupação rural na região. 

A mostra reúne fotos, equipamentos e ferramentas e apresenta documentários sobre o Pontal do Paranapanema (dir. Chico Guariba, 2005) e sobre o queijo canastra (Dir. Helvécio Ratton, 2011), A exposição  resgata informações sobre o modelo da herança rural ibérica no Brasil, que perpetuou técnicas, costumes e tradições na ocupação e na exploração da terra. 

Equipamentos e ferramentas da indústria rural que asseguravam abrigo, trabalho e alimentação para famílias que viviam no campo e na cidade. A terra cultivada nutria o corpo. A terra amassada compunha a casa. 

“Rural na origem, urbano na atualidade, o município de Assis conheceu rápida e intensa mudança em sua vida material cotidiana”, informa o material de divulgação do evento.  

Única moradia rural remanescente, a Casa de Taipa testemunha esta transição radical e veloz. Ali convergem técnica construtiva, rara integridade da edificação e diversificado acervo cultural.

Fruto do projeto de pesquisa “Museu e história dos municípios”, da Unesp, a mostra tem ainda organização da FAC (Fundação Assisense de Cultura) e da Fema (Fundação de Ensino do Município de Assis). A curadoria é do professor Paulo Henrique Martinez e da coordenadora do Museu Casa de Taipa, Thabata Veloso.

Participaram do trabalho de pesquisa Ana Paula Biondo Nunes, Beatriz Ucella da Silva, Caique  Iacobacci Padilha, Ellen Nicolau, Jennifer Colombo, Laura  Escudeiro de Moraes, Uelisso Frederico da Cruz

A organização envolve ainda o diretor do campus da Unesp, Ivan Esperança Rocha; a vice-diretora Ana Maria Quadro, além do prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana, do diretor executivo da FAC, Paulo Ogeda e do diretor da Fema, Ulysses Telles Guariba Netto

SERVIÇO
Casa de Taipa: história, patrimônio, museu
Período: 26 de outubro a 30 de novembro de 2015
Local: UNESP/Assis, Espaço cultural (ao lado do Banco do Brasil)
Horário: 14h-15h; outros horários podem ser agendados previamente
Visitas guiadas: podem ser agendadas previamente vistas de grupos de 8 a 10 pessoas, de escolas e outros interessados
Contato: Thabata Veloso – [email protected]