A “Ain Dubai”, considerada a “roda mais gigante do mundo” interrompeu misteriosamente suas atividades, deixando os moradores intrigados.
A estrutura na cidade de Dubai , nos Emirados Árabes , tem 250 metros de altura, quase o dobro da altura do “London Eye”, a famosa roda gigante na capital londrina .
A gigantesca roda e seu jogo de luzes continuam chamando a atenção entre os enormes arranha-céus do ostentador emirado do Golfo, no coração de uma ilha artificial chamada Bluewaters.
A “Ain Dubai” foi inaugurada em 2021, e parou de funcionar em março de 2022. A justificativa na época foi a necessidade de “obras de melhoramento”.
Contudo, o fechamento foi prorrogado e sobre a data de reabertura a administração se limitou a dizer que será anunciada “oportunamente”, com “novas e interessantes ofertas”.
“Perguntei a um guarda de segurança e ele me disse que não está funcionando”, disse Marwan Mohamed, um turista egípcio de 33 anos, segundo informações da AFP. “Perguntei-lhe o por que, mas não me respondeu”, acrescentou o consultor de gestão empresarial, que foi fotografar um dos símbolos de Dubai.
O emirado construiu sua riqueza e se destacou mundialmente ao investir massivamente no turismo de luxo . As autoridades anunciam regularmente grandes projetos, mas raramente comunicam sobre contratempos. Nem o grupo que dirige a “Ain Dubai” nem seus proprietários ou sócios responderam às perguntas da AFP.
Especulações
A estrutura da “Ain Dubai” foi construída com a ajuda de “dois dos maiores guindastes do mundo”, e é composta por cerca de 11.200 mil toneladas de aço, 33% a mais que a Torre Eiffel, de Paris.
Sem explicações oficiais, especulações estão à solta em Bluewaters . Alguns locais mencionam a hipótese de uma fissura no interior da roda e outros afirmam que a ilha artificial corre o risco de afundar sob o peso da roda.
Um garçom de um restaurante da ilha, que não teve a identidade revelada, contou à AFP que durante o funcionamento da roda foi ouvido um barulho. “Como se algo tivesse quebrado por dentro”, disse ele. “Dizem que a roda é mais pesada que a própria ilha”, acrescentou.
Fonte: Turismo