Marcelo Freixo, o presidente da Embratur, a agência brasileira de promoção internacional do turismo, anunciou nesta terça-feira (14) que pretende apresentar aos jornalistas estrangeiros as festas de São João brasileiras, uma tradição nordestina que é uma potência cultural do país. A reunião contou com a presença do deputado federal Gervásio Maia e dos prefeitos Matheus Bezerra, de Bananeiras; Gidalva Lima, de Mato Grosso, e Kadson Monteiro, de Jericó, que destacaram a importância da valorização das festas juninas para a promoção do turismo na região.
Segundo Freixo, as festas de São João podem trazer turistas de vários países, assim como o Carnaval, e permitem uma maior divulgação internacionalmente. Ele enfatizou a qualidade da festa na Paraíba, assim como em outros estados importantes da região nordeste, e afirmou que a tradição precisa ser valorizada cada vez mais.
“As festas de São João são uma potência do Nordeste brasileiro que o mundo precisa conhecer. Assim como o carnaval tem uma grande divulgação mundo afora, as festas de São João também merecem essa promoção e podem trazer turistas de vários países. A Paraíba sabe fazer muito bem essa festa, assim como outros importantes estados da região, e queremos valorizar cada vez mais essa tradição”, destacou Freixo.
Além das festas de São João, o presidente da Embratur também foi apresentado à Rota Cultural Caminhos do Frio, na região do brejo paraibano. O roteiro turístico oferece uma ampla programação cultural, gastronômica e de ecoturismo no clima ameno da altitude de 550 m da Serra da Borborema.
A iniciativa de Freixo de divulgar as festas de São João brasileiras internacionalmente pode trazer benefícios não só para o turismo, mas também para a cultura nordestina como um todo. A festa é um importante patrimônio cultural do Brasil e merece ser conhecida e valorizada além das fronteiras do país.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.
Fonte: IG Turismo