Quem acessou as redes sociais no fim de semana com certeza viu alguma foto do “Bosque dos Ipês” dentro do Bosque Municipal Rangel Pietraroia de Marília. A florada da árvore na cor branca chamou a atenção dos amantes da natureza. Até o meio desta semana as flores devem encantar quem visitar o local.
Cerca de 500 árvores do local foram plantados em 1992 pelos alunos das escolas estaduais Amilcare Matei e Wanda Helena Toppan Nogueira. Nativa das regiões do Serrado, o ipê branco está presentes em várias regiões de Marília. Utilizadas em calçadas e às margens das rodovias, a árvore tem grande efeito paisagístico e serve de paisagem para muitos marilienses.
O Ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma árvore brasileira. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”.
O ipê branco é uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros. É conhecida também como planta do mel no Brasil e na Argentina.
O ipê branco floresce principalmente durante os meses de agosto e outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado por sua beleza e exuberância, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que quatro dias (em geral, por volta do mês de agosto). Às vezes repete a floração por volta de setembro, porém com menor intensidade.
A época de florescer os Ipês e colorir as cidades brasileiras é de maio a setembro. Elas podem ser encontradas mais de 120 espécies, as cores variam e podem ser rosa, amarelo-ouro, branca ou roxa.