O Pokemon Go, jogo virtual com realidade ampliada que virou febre no mundo, nem tem previsão de chegada ao Brasil mas já é possível identificar possíveis pokestops e ginásios em pontos do mapa de Marília. A Nintendo e Niantic, produtoras responsáveis pelo jogo, haviam projetado instalação no país em julho, mas cancelaram a data para ajustes de servidores.
Até lá, os fãs já podem identificar pontos de possível implantação das áreas de suporte para o game. A confirmação depende da liberação do aplicativo no país e formatação pelos desenvolvedores, mas já usa indicações no aplicativo oficial de suporte ao jogo, o Ingress.
O campus universitário já aponta diferentes locais, que incluem até o auditório da reitoria da Unimar, como possível localização. Mas também há dezenas de pontos em ruas de bairro, junto ao estádio do MAC, praças e outros pontos públicos.
Para conhecer todos os possíveis locais é preciso baixar o aplicativo e rodar pela cidade. Para usuários de iPhone é mais fácil. O usuário pode baixar pela Apple Store norte-americana. Donos de aparelhos com sistema Android precisam baixar um apk de instalação.
Os pokestops são pontos de interesse para visita. Oferecem prêmios e até ovos de pokemons. Os ginásios além de abrigar combates dão prêmios aos jogadores e times vencedores. Apesar de visualizar os pontos nos mapas, os usuários não vão conseguir jogar.
Aplicativo mostra possiveis pontos de pokstops e ginásios na Unimar
O GAME
O jogo usa mapas reais para indicar pontos onde podem ser capturados pokemons, uma franquia que ganhou o mundo com desenhos e produtos licenciados.
Os monstros são capturados e mantidos por treinadores de quem tornam-se amigos, protetores, auxiliares e ainda podem disputar combates com outros monstros.
Com o novo game, os monstros podem ser encontrados nas ruas. Nos países onde já está ativo, o jogo apresenta monstros em diferentes pontos das cidades onde jogadores se encontram de celular na mão, aplicativos ativos, para as capturas.