Garça vai receber na região a partir de agosto as atividades do programa “Qualificação em Artes” para orientação de grupos de dança e potencialização da produção local através de encontros com especialistas, formações e mostras.
O programa é resultado da experiência do Projeto Ademar Guerra, criado em 1997 e que se tornou uma referência de política pública de formação artística. É realizado por uma organização social, a Poiesis, em parceria com prefeituras.
A atividade tem curadoria de Ismael Ivo, consultoria da especialista Cássia Navas e coordenação de Valquíria Vieira com Andréa Thomioka como assistente de curadoria e participação direta nas orientações aos artistas.
Em Garça o encontro acontece no dia 10 para discutir temas fundamentais ao fazer artístico e deve contar com a participação de grupos de dança e artistas do corpo da região.
Inscrições gratuitas podem ser feitas pela internet – clique aqui -. Vai oferece as oficinas “Vivência em Jazz Dance” e “Corpo e Movimento”, ambas com Nicole Blach.
A programação vai contar ainda com o Workshop prático: Dança Clássica com Andrea Thomioka , além de uma bate-papo sobre Criação de Projetos e Gestão de grupos com a Equipe do Qualificação em Artes.
“Muita gente acaba sabendo mais ou menos e pensa ‘não é pra mim’. A gente resolveu fazer esses encontros realmente para conseguir mostrar que todo mundo da área está apto a participar e receber orientação”, disse André Thomioka.
A oficina de Jazz parte de sequências simples coreografadas, de variações com conteúdos básicos e de exercícios específicos pretende-se propiciar um contato levemente descontraído com a técnica. “Tem muito a ver com a demanda do público”, explica Thomioka.
O workshop pretende estimular o conhecimento do corpo e o reconhecimento dos aspectos que o mobilizam em direção ao movimento dançado. Sons, imagens, imaginação e improvisação serão aspectos propulsores desta oficina.
Nicole Blach atuou em diversas companhias de dança, participou do projeto Momentum com Rui Moreira ( 2005) e do Projeto Se7 aberto do Coletivo Movasse (2013). Como artista independente, destaca-se o último trabalho “Corporificar#2 dos espaços e vazios” apresentado no “Terça da Dança” – Teatro Francisco Nunes – Belo Horizonte em parceria com a artista bailarina Raquel Pires Cavalcanti e o músico Tiago Miotto Terada.
Andrea Thomioka, assistente de Curadoria do Programa de Qualificação em Artes Bailarina e professora, atuou como Curadora de Dança da Secretaria Municipal de Cultura.
Atualmente, é Diretora Executiva da Artisan Ballet. Trabalha, juntamente com Cássia Navas, Ana Yazlle, Vanessa Porcino e Renata Nunes, na formatação do upgrade.BR – um método brasileiro de ensino de Dança Clássica.