Agentes penitenciários de Recife prenderam três homens e um adolescente que invadiram o estacionamento de um centro de triagem e observação de presos usando roupas e máscaras iguais às de personagens da série La Casa de Papel.
A série, exibida no Brasil pela Netflix, conta história fictícia de assalto à Casa da Moeda da Espanha e virou um grande sucesso. Na série, como na invasão em Recife, criminosos usam macacões vermelhos e máscaras com rosto do pintor espanhol Salvador Dali. Mensagens divulgadas pelo WhatsApp indicam que o grupo foi formado por YouTubers pernambucanos que tentavam gravar uma pegadinha.
Em nota, a Polícia Civil informou que o grupo causou tumulto no estacionamento e os youtubers foram autuados por violação de domicílio qualificada (por entrarem contra a vontade expressa em compartimento não aberto ao público), favorecimento real (por terem ingressado com celulares em estabelecimento prisional), falso alarme (por terem provocado tumulto no estabelecimento prisional) e corrupção de menores. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco condenou a iniciativa. Em nota, chamou o ato de “irresponsabilidade inimaginável”.
“Recentemente 21 pessoas morreram numa tentativa de resgate no presídio do Pará. Na ação de hoje o grupo poderia facilmente ser confundido com estes mesmos criminosos”, diz a nota.