Arte & Lazer

Grupo invade triagem de presos com roupas de série La Casa de Papel

Grupo invade triagem de presos com roupas de série La Casa de Papel

Agentes penitenciários de Recife prenderam três homens e um adolescente que invadiram o estacionamento de um centro de triagem e observação de presos usando roupas e máscaras iguais às de personagens da série La Casa de Papel.

A série, exibida no Brasil pela Netflix, conta história fictícia de assalto à Casa da Moeda da Espanha e virou um grande sucesso. Na série, como na invasão em Recife, criminosos usam macacões vermelhos e máscaras com rosto do pintor espanhol Salvador Dali. Mensagens divulgadas pelo WhatsApp indicam que o grupo foi formado por YouTubers pernambucanos que tentavam gravar uma pegadinha.

Em nota, a Polícia Civil informou que o grupo causou tumulto no estacionamento e os youtubers foram autuados por violação de domicílio qualificada (por entrarem contra a vontade expressa em compartimento não aberto ao público), favorecimento real (por terem ingressado com celulares em estabelecimento prisional), falso alarme (por terem provocado tumulto no estabelecimento prisional) e corrupção de menores. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco condenou a iniciativa. Em nota, chamou o ato de “irresponsabilidade inimaginável”.

“Recentemente 21 pessoas morreram numa tentativa de resgate no presídio do Pará. Na ação de hoje o grupo poderia facilmente ser confundido com estes mesmos criminosos”, diz a nota.