Arte & Lazer

Koteki Band Marília Paulista é prata em concurso nacional

Koteki Band Marília Paulista é prata em concurso nacional

A Koteki Band, da Igreja Tenrikyo Paulista de Vera Cruz, conquistou a medalha de prata em um concurso nacional realizado na sede da Tenrikyo do Brasil, em Bauru. Participaram nove bandas de várias partes do país, todas ligadas à igreja.

A apresentação segue uma tradição japonesa onde todos da irmandade participavam da cerimônia e tocavam instrumentos sagrados para apresentar  13 hinos.

O objetivo era preparar os adeptos para o manuseio, harmonia e sincronismo ao tocar os instrumentos. Começou restrita a descendentes e fiéis. Hoje é mais abrangente e a banda abriu as portas para todas as pessoas.

O grupo de Vera Cruz que tem histórico de grandes resultados é coordenado por Kaori Tanio. Nesta edição os regentes foram Arissa Saki Tanio (na música obrigatória, com marcha) e Keven Zambrano (na música livre) e, apresentação de Ayumi Senda. Dos 35 integrantes – incluindo o staff – 24 participaram desta edição.

Formada por crianças e adolescentes a Koteki Band Marília Paulista é um projeto da Igreja Tenrikyo que tem como vice-presidente Marcelo Yutaka Tanio. A sede é Vera Cruz, mas atinge fiéis e participantes de toda a região até Dracena.

O primeiro projeto da Koteki Band Marília Regional Paulista surgiu em 1968, com o missionário Minoro Tanio. Hoje, jovens orientados através da música comandam a banda que tem em sua formação a flauta, pianica, acordeon, lira, picardo, caixa, surdo, quadriton, bumbo e prato, além de baliza, pompom e bandeira.

Os staffs repassam o que já aprenderam aos iniciantes e assim vai-se formando o grupo. Uma vez ao ano acontece um curso com professores especialistas do Japão, em Bauru. Abril é o mês natalício da reveladora da Tenrikyo, Oyassama (Miki Nakayama), por isso marca a data do certame.

A partir de 2007, com a chegada de um professor de marcha, a apresentação mudou. As bandas executam duas músicas – uma obrigatória com marcha e outra livre.

A Koteki Band Marília Regional Paulista fez sua primeira apresentação em 2001 junto com a banda de Bauru. Repetiu a parceria em 2002 e a partir de 2003 começou a se apresentar sozinha e ficou com a medalha de ouro. Nos anos seguintes até 2008 (não participou em 2007) ficou com a prata. De 2015 a 2018 levou o ouro e agora em 2019, a prata novamente

O diferencial, segundo Marcelo Yutaka é que antes havia mais disputa. A partir de 2014, com os treinos gerais, visando um concurso no Japão (em 2016) mudou-se o foco e os grupos conseguiram se superar. Aumentou a integração e diminuiu a rivalidade.

A atividade é totalmente gratuita e atende crianças a partir dos 5, 6 anos de idade até 15 anos. Eles não aprendem apenas música e a tocar instrumentos. Realizam o Hinokishin – dedicação do dia, através de ações espontâneas para agradecer a plena saúde e providências concedidas por Deus –Parens.

Assim os staffs estimulam atitudes simples como a limpeza e arrumação do quarto, da mesa de refeição, do ato de dizer um “bom dia” e tudo o que proporcione comodidade a si e aos outros, atitudes que demonstram o sentimento de gratidão.

Marcelo Yutaka lembra que a comida é oferenda e não pode haver desperdício. Eles também Interveem junto às famílias, que necessitam, para gerar mais responsabilidade nas crianças e adolescentes.

Para manter a banda, a Igreja Tenrikyo de Vera Cruz realiza bingos, rifas, bazar. Com os staffs comanda o estacionamento do Japan Fest em Marília, além de outros programas para arrecadar fundos.

A Igreja Tenrikyo tem por filosofia que Deus criou o mundo, mas era preciso vida (os seres humanos e suas alegrias). Marcelo Yutaka explica que Deus compartilha desta alegria – Yoki (feliz) Gurashi (vida). Assim visam vida plena de alegria, que todos sejam felizes, que a felicidade seja mútua.

Fundada em 1936 por Tamao Tanio (avó de Marcelo Yutaka), a Igreja Tenrikyo Paulista de Vera Cruz começou com a chegada de dez famílias de missionários, dois anos após Tamao ter imigrado do Japão. Ela acolheu os imigrantes.

Na igreja há espaço de dedicação aos antepassados, reverenciado em dois cultos por ano. Também realiza casamentos.

Assista abaixo à apresentação do grupo neste ano