Arte & Lazer

“Leste Oeste”, primeiro longa de cineasta mariliense, tem pré-estreia na cidade

“Leste Oeste”, primeiro longa de cineasta mariliense, tem pré-estreia na cidade

Ambientado em um cidade interiorana, Leste Oeste mescla a aridez das pistas de corrida com a das relações interrompidas. Tudo isso confere ao filme o tom que o diretor Rodrigo Grota chama de “western urbano de fantasmas”.

Mariliense, fora da cidade há 22 anos, Rodrigo estará na cidade para apresentar o filme em uma pré-estreia nesta quarta, dia 7, com exibição no CIne Esmeralda. O fgilme entra em cartaz dia 8.

Leste Oeste é o primeiro longa de Rodrigo Grota, que também assina o roteiro. O diretor tem 16 curtas e uma série de TV no currículo, com os quais conquistou mais de 60 prêmios. Grota éautor, entre outros, da Trilogia do Esquecimento, composta pela série de curtas Satori Uso(2007), Booker Pittman (2008) e Haruo Ohara (2010).


Na trama, o ex-piloto Ezequiel (Felipe Kannenberg) retorna à sua cidade natal após mais de uma década longe. Sua volta é justificada por uma última corrida que ele precisa realizar. Contudo, a personalidade introspectiva e melancólica do protagonista é um empecilho para uma estadia tranquila.

Antes da corrida, Ezequiel precisa lidar com a família despedaçada, composta por seu pai e pelo seu sobrinho adolescente, e com a mãe do menino, Stela, um antigo amor.

Rodado em Londrina, interior do Paraná, a produção com orçamento de apenas R$ 140 mil foi filmada em 15 dias. Além do diretor, a pré-estreia traz a Marília os produtores Guilherme Peraro e Roberta Takamatsu e do diretor de fotografia Guilherme Gerais.

Premiado em cinco festivais nacionais e estrangeiros, o filme conta com os atores Felipe Kannenberg (Milagres de Jesus, Rei Davi e Insubordinados), Simone Iliescu (Psi, Assédio e Pacto de Sangue), Bruno Silva e José Maschio nos papéis principais.

Prêmios:

– Van Gogh Awards – Prêmio Especial do Júri para Melhor Longa Dramático Internacional na 8ª edição do Amsterdam Film Festival/Holanda;

– Melhor Longa Narrativo (Best Narrative Feature) no 3rd Erie International Film Festival, nos EUA;

– Melhor Diretor (Best Director Awarded for the most innovative and impressive directing in the festival) no 11th Mexico International Film Festival;

– Melhor Ator (Felipe Kannenberg) e Melhor Atriz (Simone Iliescu) no 20º Cine PE – Festival Audiovisual de Pernambuco, em Recife;

– Melhor Direção de Fotografia (Guilherme Gerais), Melhor Direção de Arte (José de Aguiar) e Melhor Desenho de Som (Alexandre Rogoski) na Etapa Estadual da Mostra Sesc de Cinema – Edição 2017/2018.