A fase regional do Mapa Cultural realizada em Marília selecionou artistas de sete cidades da região para disputa da fase estadual, a ser disputada em São Paulo. Foram realizadas seleções para três categorias da modalidade Artes Visuais e outras três em literatura. Marília, Assis, Ourinhos, Garça, Canitar, Paraguaçu Paulista e Timburi classificaram artistas para a fase estadual.
Na categoria Fotografia, os jurados – a escultora Yone di Alerigi, Cirton Genaro e Astrid Salles – selecionaram o mariliense Klleber Amaral, com as obras “Projeto Feelings I e II” e Fabiano Oliveira Gomes de Garça com “A Vida e suas cores I, II e III”. Luciano Henrique de Queiroz recebeu Menção Honrosa por “Um violeiro toca”.
Nas Artes Plásticas foram selecionados os marilienses Aloisio Dias da Silva, com as obras “Doação de Sangue” e “Trânsito de Hoje” em art näif, e Juracy Neris Dos Santos, com a obra “Conexões Interiores I”. Roberta Zamarioli Nakamura, de Pompéia, recebeu Menção Honrosa por sua obra “Cidade em Movimento”.
Em Desenho de Humor foram selecionados Cícero Pais, de Canitar, com a obra “Blackout”, Jessé Ribeiro de Ourinhos com a obra “Políticos” e a Menção Honrosa ficou com Fagner Roberto Sitta da Silva, de Garça com a obra “Mantenha distância”.
Todos os trabalhos foram expostos no Polo Cultural Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Campus da Unimar, onde ficam expostos até dia 30 de outubro.
Em Literatura, os jurados Igor Xantophulo, Viviani Freitas e Alexandre selecionaram seis escritores de seis cidades diferentes.
Em conto, foram classificados Fabricio Pereira, de Timburi, com “A vida de Miguel”, e Neguirene, de Paraguaçu Paulista, com “Tumulto na caixinha de costura”.
Cícero Pais, de Canitar, com “A última crônica” e Veridiana Sganzela Santos, de Garça, com “Carros, bicicletas e creedence”, foram os escolhidos na categoria crônica.
Lia Macruz, de Assis, com a poesia “Anatomia” e Eduardo Gonçalves Dias, de Ourinhos, com “Dramalhões” foram os outros selecionados.
Outras modalidades tiveram seleções em outros municípios. No Teatro foi selecionado o Grupo Os Bárbaros e o espetáculo “Casa de bonecas”, município de Maracaí; na Música Instrumental foi selecionada a Dupla Dueto em G com Jair Martins e Mateus Araújo, de Garça, com seleções em Paraguaçu Paulista. Na Dança foi selecionado o Grupo Body Hits, de Palmital (estilo – street dance).
Luciano Henrique de Queiroz, menção Honrosa em Fotografia destacou a organização do Mapa Cultural Paulista. “Gostaria de agradecer por todo o empenho e dedicação na recepção de todos os artistas na fase Regional do Mapa Cultural na noite de ontem. Foi muito bom poder encontrar e trocar algumas experiências, ainda que poucas pelo pouco tempo disponível, com artistas de outras cidades.”