Marília terá artistas em cinco das sete modalidades de atividade Culural do Mapa Cultural do Estado. Vídeo e Canto Coral não tiveram nenhuma inscrição. O prazo para cadastro acabou e vão começar as seletivas para as outras cinco linguagens: artes visuais, dança, literatura, música instrumental e teatro.
O Mapa Cultural é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura para identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no nosso Estado. Possui a Fase Municipal, depois os selecionados passam para a Regional e os selecionados nesta, para a Estadual que acontece em 2016.
Na Fase Estadual, serão selecionadas 20 propostas artísticas, sendo pelo menos uma de cada categoria, que receberão o valor de R$2.000,00 como Prêmio Estímulo e destaque no catálogo que será produzido.
A Secretaria Municipal da Cultura, parceira na realização tem o prazo até 10 de junho para realizar os eventos nos quais serão selecionados os trabalhos ou obras que representarão o município.
No dia 3 de junho, às 14h, no Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária acontecerá a seletiva de Artes Visuais. A exposição das obras permanecerá até o dia 30 de junho e o horário de visitação é das 5h à 1h.
Já a seletiva da linguagem de Literatura será no dia 8, segunda-feira, às 10h, na própria Secretaria onde jurados estarão analisando contos e poemas inscritos. A seletiva de Música Instrumental, Dança e de Teatro será no dia 9 de junho, terça-feira às 19h30 no Auditório “Prof. Octávio Lignelli”.
Para teatro apenas o Grupo Quasilá se inscreveu com o espetáculo “Trágicos”.Segundo o Regulamento, para Grupo de Teatro Quasilá, como foi o único inscrito em sua expressão, não há necessidade de realização de evento para a seleção, porém, neste caso a Comissão de Seleção deverá emitir um parecer que justifique a inscrição para a Fase Regional.
“Estamos na torcida para que nossos grupos e artistas locais possam passar na seletiva e prosseguir para a próxima fase e já estaremos pleiteando também que nosso município possa ser uma cidade-sede, ou seja, realizar seletivas da Fase Regional em cada Região de Mapeamento”, disse a Secretária da Cultura, Tais Monteiro. A responsável pelo Mapa em Marília é a Assessora Técnica da Secretaria M. da Cultura, Denise Campos Justino.