A instalação da Casa da Cultura para centralizar pelo menos três grandes projetos do setor vai incluir uma homenagem especial ao músico Cristovam Ruiz Pereira, falecido em 2015. Ele dará o nome ao prédio que vai abrigar o Projeto Guri, o Teatro da Cidade e as Oficinas Culturais em parceria com o Estado.
A casa deve ser instalada na avenida Santo Antonio a escolha do nome foi feita em encontro do secretário da Cultura, André Gomes, com profissionais e artistas do setor. O prédio deve envolver ainda uma homenagem ao músico “Luisinho Estilingue”, falecido neste ano.
Os dois casos tratam de mortes precoces e traumáticas para familiares, amigos e fãs. Cristovam Ruiz faleceu durante atendimento médico em meio à epidemia de dengue na cidade. Chegou à Santa Casa com quadro de febre e pressão baixa, que foi tratado como mais uma suspeita de dengue. Faleceu algumas horas depois.
Iniciou aprendizado musical em 1994, fez curso de guitarra e violão no tradicional conservatório de Tatuí e integrou diversas bandas e ações musicais, como o grupo Alô Meu Povo, que acompanhava o locutor Marcos Brasil em turnês.
Luisinho Estilingue, que era também mestre de capoeira e professor de música, faleceu em um acidente de trânsito na rodovia SP-294 próximo ao acesso para Pedro Nóbrega, onde morava.
A Casa da Cultura será implantada em um imóvel alugado na zona norte. A Prefeitura ainda não divulgou detalhes sobre inauguração e início das atividades no prédio.