O dentista mariliense Hugo Merchan é um dos três finalistas do reality MasterChef Brasil, uma franquia internacional exibida no país pela rede Bandeirantes.
Ele garantiu a vaga em programa exibido nesta terça (17) com uma das provas mais difíceis e tensas da competição em que o policial Thiago Gatto acabou eliminado.
Antes da disputa, os dois formaram dupla na última prova em equipes da quinta temporada. Precisaram desenvolver um menu completo em que pratos deveriam harmonizar com vinhos e espumantes especiais.
Maria Antonia Russi e Eliana Ribeiro venceram a prova. Hugo e Thiago foram para a prova de eliminação.
A disputa exigia reproduzir um prato desenvolvido pelo chef Laurent Suaudeau, um dos maiores nomes da gastronomia no país. O Paupiette de Pescadinha Pouchêe, uma combinação de filés de pescado com legumes, purê de batata, champignon e molho.
Com 1h15 de prazo, Hugo mostrou mais organização e controle, terminou o prato com alguma tranquilidade enquanto Thiago enfrentou mais problemas e concluiu em cima da hora.
Mas a partir da entrega do prato o mariliense já mostrou o peso da prova. Reagiu muito emocionado aos elogios e avaliação do prato, aos comentários do especialista Laurent e à decisão final.
“Além da gastronomia foi uma aula de humildade do chef Laurent”, disse Hugo à produção do programa.
Na avaliação dos quatro jurados – Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin mais o convidado especial – o prato de Hugo Merchan ficou melhor por poucos detalhes mas valeu a vaga na final.
A escolha foi um dos momentos mais emocionantes da competição, com os chefs e os candidatos emocionados e muito choro.
” Acho que todo mundo estava com os nervos à flor da pele, porque foi um grande embate. Eu e o Hugo saímos de uma prova em que a gente trabalhou juntos para se enfrentar depois”, disse Thiago.