Arte & Lazer

MEHNDI, feita de Henna, vira tradição como tattoo definitiva

MEHNDI, feita de Henna, vira tradição como tattoo definitiva

Amantes da tatuagem nunca estão cansados ​​de buscar novos temas para suas idéias de suas próximas tatuagens…

A tatuagem com henna é uma arte com 5.000 anos e é feita com o pó da henna, derivado da planta Lawsonia Inermis, muito comum no Sudão, no Egito, na maior parte dos países norte-africanos e no oriente médio.

É tradicionalmente usada nas cerimônias de casamento na Índia, especialmente porque é associada à transcendência e a transformação.

O estilo do oriente médio tem motivos florais inspirados nos desenhos e tecidos árabes ou geométricos; o indiano e paquistanês são feitos para criar ilusão de luvas e meias.

Junto ao Mehndi, o mistério e a beleza das tatuagens de Mandala também tem conquistado adeptas, e mais do que uma forma geométrica são inspiradas por um símbolo ritual no hinduísmo e no budismo.

O padrão geométrico circular lembra as pessoas de equilíbrio, harmonia e infinito cósmico.

A palavra mandala vem do sânscrito, que significa círculo. Tatuagens de Mandala são retratadas frequentemente como flores circulares compostas por pétalas com padrões simétricos.

Existem também algumas Mandalas Tribais, assim como os Nós Celtas, que começam sempre do centro pra fora e dão uma sensação de as linhas nunca acabarem. Sendo assim tanto a Mandala quanto os Nós Celtas terem o significado da eternidade, por suas linhas bem desenhadas e ilusão de ótica de serem infinitas!

O pontilhismo, ou dotwork, é, como o nome já diz, um estilo de desenho composto por pontos que também vem sendo agregado a este tipo de arte.

Na verdade, formar um desenho a partir de pontos é um preceito básico da tatuagem, se pensarmos que, antes de surgir a máquina elétrica, a maioria das técnicas consistia em fazer vários pontos com agulhas, até preencher completamente um determinado espaço.

Se repararmos a maior parte das tatuagens pontilhadas, vamos perceber que há uma preferência por desenhos orientais ou geométricos, como os mandalas e as artes sagradas hindus, budistas, tibetanas, tailandesas, entre outras.

O pontilhismo na tatuagem talvez possa ter se originado dessas práticas antigas como a tatuagem Yantra, realizada na Tailândia.

Muitos tatuadores modernos que se dedicam ao dotwork usam uma técnica chamada handpoking, dispensando a máquina e fazendo da haste com a agulha uma espécie de caneta. Essa técnica é bastante semelhante às usadas em rituais orientais de tatuagem, nos quais se usam bastões de madeira ou bambu com agulhas atadas às pontas.

Enfim, a combinação desses estilos tem resultado em trabalhos com uma estética maravilhosa e tem deixado as mulheres ainda mais belas!

Que tal?

[movie_id#77]