Arte & Lazer

Memorial da Resistência faz exposição e discute relação da Volks com ditadura

Memorial da Resistência faz exposição e discute relação da Volks com ditadura

No dia 21 de outubro o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento será às 14h, e marcará a abertura da nova exposição temporária do Memorial, “Hiatus: A memória da violência ditatorial na América Latina”.

A exposição, com curadoria de Marcio Seligmann-Silva, traz ao público o tema do trauma provocado por regimes autoritários, de forma a criar uma poderosa ferramenta de conscientização e reflexão.

A mostra, uma parceria do Memorial com o Goethe-Institut São Paulo e o Instituto de Estudos Avançados, promove o encontro de oito artistas que vêm se dedicando de modo original e expressivo ao tema da memória — Andreas Knitz, Clara Ianni, Fulvia Molina, Horst Hoheisel, Jaime Lauriano, Leila Danziger, Marcelo Brodsky e Rodrigo Yanes — com pesquisas que imergem e dialogam com os resultados das Comissões da Verdade e a continuidade de violações semelhantes no mundo contemporâneo. 

Dentro da temática de memória das violações, se debaterá sobre contribuição empresarial com exibição do documentário alemão “Cúmplices – A Volkswagen e a ditadura militar no Brasil”, baseado na história de Lúcio Bellentani, personagem central no inquérito que corre no Ministério Público Federal sobre a participação da empresa no processo repressivo do regime militar. 

Os documentos apresentados no filme são frutos dos trabalhos iniciados na Comissão Nacional da Verdade, continuados pelo IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas) para o Fórum dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Verdade, Justiça e Reparação. Entre os documentos está a denúncia contra o ex-presidente da Volks, entregue ao MPF em 2015.

PROGRAMAÇÃO
14h00 – Boas-vindas – Marília Bonas (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Coordenação – Marcio Seligmann-Silva
14h20 – Mesa Redonda
16h10 – Debate

SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990/ [email protected]
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita