A Prefeitura de Marília entregou na terça feira, a remodelação do Museu Histórico e Pedagógico “Embaixador Hélio Antonio Scarabôtolo”, em
Projeto desenvolvido em parceria com a Unesp.
“É a valorização constante da história do município. Inclusive estamos à disposição para doações, visando aumentar o acervo que retrate os 86 anos de Marília. O espaço está aberto à população”, afirmou a secretária da Cultura, Taís Vanessa Monteiro.
O vereador José Expedito Capacete, representando a Câmara Municipal e a Comissão de Registros Históricos do Município, lembrou que o desenvolvimento da cidade precisa estar atrelado à divulgação da histórica local.
A educadora Cristina Paolielo, integrante da Comissão de Registros Históricos, parabenizou administração pela valorização da história e da cultura de Marília. “O registro histórico caracteriza esse potencial. São as raízes do município que precisam sempre ser apresentadas à população, a começar pelas crianças. É um direito da população conhecer a história da sua cidade e isso está sendo proporcionado”, afirmou.
O ex-deputado federal Octávio Torrecilla, colaborador do museu com a doação de peças, defendeu estímulo às doações e visitas. “Precisamos estimular a população a valorizar o potencial histórico do município. Isso não pode jamais ser esquecido. Com meus 76 anos, lembro da Avenida Sampaio Vidal sem calçamento e quando começou a captação de água do Rio do Peixe. São exemplos de curiosidades que nunca poderão ser esquecidas. O museu é o estímulo para isso”, completou.