Cultura, gastronomia, família e filantropia são os quatro temas para a 13ª edição do Japan Fest, a maior festa do gênero no Estado, lançada na noite desta terça-feira em encontro no Marília Shopping em Marília. O evento acontece entre os dias 17 e 20 de abril, espera até 70 mil pessoas e vai auxiliar 13 entidades assistenciais das mais diferentes linhas de atuação.
Segundo o vice-presidente Social do Nikkey e diretor responsável pela festa, Keniti Mizuno, a cada ano aumenta a procura de instituições interessadas em participar e oferecer voluntários para o Japan Fest, que também ganha público, atrações e expositores regionais.
“Mas é muito importante este aspecto de envolver a cultura, a gastronomia, as tradições e uma atuação filantrópica. É o perfil essencial da festa”, disse Keniti. A festa deve ter também uma homenagem ao empresário Tochimiti Sasazaki, ex-presidente e um dos principais responsáveis pela criação e desenvolvimento do evento. “Ele fi um dos idealizadores, um dos responsáveis pelo Nikkey ter a sua atual sede campestre e um dos incentivadores para nova diretoria, diretores mais jovens, então devemos pensar em alguma coisa sim.”
O lançamento mostrou que as atrações vão além de barracas, comida e compras. Taikô, karaokê, artes marciais, decoração e muitos outros aspectos da cultura japonesa foram apresentadaos na festa. E mais uma vez será feita a eleição da Miss Nikkey e as 15 candidatas, que a coluna GIRA COMIGO divulgou na segunda-feira, também apareceram no lançamento. Com elas esteve a miss Nikkey 2014, Amanda Mizukava, que foi também Miss Nikkey São Paulo e Miss Brasil.
Alessandra Custódio/Giro Marília
Elio Ajeka e Keniti Mizuno durante lançamento da festa
“A nova Miss Nikkey representará o clube em todas as atividades, disputa o titulo em São Paulo e Brasil e ainda abre a possibilidade de atividades como modelo. Temos Miss Nikkey que foi ao Japão e lá iniciou carreira como modelo”, explica Élio Ajeka, responsável pela organização do evento.
Com as modelos vão desfilar também as novas gerações, o primeiro Nikkey Kids, com desfiles de crianças. “Não será competição. É mais uma ação para envolver, mostrar nossas crianças e fazer com que elas acompanhem, participem e sejam integradas à festa e toda a tradição e cultura japonesa”, explica.
Além do público, o Japan Fest atrai grandes marcas, tanto em barracas e apresentação de produtos nos estandes quanto em patrocínio e promoção cultural do evento.
Guilherme Cunha, do Tauste: não tem como não participar
A rede Tauste de Supermercados mais uma vez participa do evento como patrocinadora. “Não tem como não participar. Marília e região não têm como agradecer à comunidade japonesa por toda sua contribuição e exemplos na cultura, força de trabalho, perseverança. Então é uma retribuição que precisa existir”, disse Guilherme Cunha, diretor do Tauste Ação Social que acompanhou o lançamento.
Para Guilherme Cunha, a cultura japonesa está no DNA da região e a importância desta comunidade está em todas as empresas. “O Tauste está na festa e no Nikkey como a comunidade está todo dia no Tauste com funcionários, clientes, parceiros”, explicou.
Outra marca que segue com o Japan Fest é a Schin, que vai fornecer todas as bebidas a serem vendidas no evento. É o segundo ano da marca como fornecedora exclusiva, uma presença que ganhou força depois que a companhia foi adquirida pelo grupo Brasil Kirin, braço nacional de uma empresa japonesa.
Odair Arruda, da Schin: festa é divisor de águas
“Para a empresa é importantíssimo estar no Japan Fest e não só por este vínculo, mas pela grandiosidade do evento, por ser o maior do Estado no gênero e por marcar reaproximação com o público de Marília. A Schin está voltando muito forte a Marília com distribuição, logística, atendimento e para nós o Japan Fest é um divisor de águas neste processo”, explicou Odair Arruda, gerente de vendas da marca.
Os ingressos para o Japan Fest podem ser retirados junto às entidades que apóiam a festa ou na sede do Kaikan, o centro administrativo do Nikkey, na rua Paes Leme, 543, esquina com a Lima e Costa.