O filme francês De Volta Para Casa, de 2012, será a atração do Cine Debate deste sábado em Marília, evento promovido pelo Núcleo de Psicanálise para reunir profissionais e interessados em uma sessão de cinema seguida por debate sobre os aspectos humanos e psicológicos da história.
O evento terá a participação de Edna Carlos de Souza Cardoso e Lígia Mara de Carvalho Ortolan, ambas integrantes da Sociedade Brasileira de Psicanálise, que farão comentários e encaminhamento dos debates no encontro.
O filme conta a história de Gãelle, uma criança seqüestrada e mantida em cativeiro por oito anos, até ser libertada. Sem preocupação com os motivos para o seqüestro e libertação, o filme aborda inicialmente a relação que se estabelece entre a vítima e o seqüestrador, Vicent.
Após a libertação, surge um novo padrão de relacionamentos, com os pais e o mundo fora do cativeiro. Gãelle busca a família, mas impedida de ser exposta para evitar imprensa e repercussão, passa a viver entra uma clausura em casa e em uma instituição psiquiátrica em que é atendida.
O encontro acontece neste sábado, dia 8, a partir de 15h, na Associação Paulista de Medicina. A entrada é franca e o encontro é aberto ao público