Arte & Lazer

Oficina em Marília orienta produtores a disputar edital de Cultura

Oficina em Marília orienta produtores a disputar edital de Cultura

Um encontro nesta quinta-feira em Marília vai õrientar coletivos e entidades de produção cultural a participar do edital de Premiação Pontos de Cultura lançado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e do Ministério de Cultura.

O edital vai selecionar e premiar iniciativas da “Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva”. A oficina é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Marília e a participação é gratuita.

A agente mobilizadora da região de Marília, Fernanda Munhão, destacará pontos importantes do edital para que coletivos e entidades da região possam sanar as dúvidas e se inscreverem.

“Essa é uma oportunidade única, já que as premiações irão direto para os artistas que poderão usufruir a premiação em suas reais necessidades, de modo que o trabalho executado pela entidade seja ampliado e melhorado”, disse Fernanda.

O edital completo, anexos e outras informações podem ser acessados no site do ProAC SP – http://www.proac.sp.gov.br/pontosdecultura/principal/

Segundo Paulo Lúcio, Assessor da Cultura da Secretaria Municipal, na produção cultural, a política de editais é cada vez mais utilizada como forma de incentivo e financiamento de ações culturais.

“Nosso principal objetivo é capacitar a comunidade cultural e dotá-la de mais capacidade técnica para responder aos editais. Nesta oficina serão apresentados os principais pontos do edital, oferecendo esclarecimentos das possíveis dúvidas e auxiliando os participantes sobre o processo de inscrição e atualização sobre o funcionamento dos Pontos de Cultura”, destacou Paulo.

Serão premiadas 500 entidades jurídicas sem fins lucrativos e 44 coletivos culturais sem CNPJ, com atuação reconhecida no campo artístico-cultural comprovada há pelo menos três anos, por meio de repasse de recursos financeiros da Política Nacional de Cultura Viva.

Premiação Financeira
Serão premiados os 144 Pontos de Cultura, sendo cem Entidades Jurídicas Sem Fins Lucrativos e 44 Coletivos sem CNPJ, que alcançarem o melhor posicionamento no processo de seleção. Os premiados receberão o valor integral bruto de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).

Premiação em kits culturais
Serão 400 entidades jurídicas sem fins lucrativos selecionadas como Ponto de Cultura, que poderão optar por um dos dois kits Culturais fornecidos pela Secretaria de Estado da Cultura: kit audiovisual ou kit musical no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) cada.

Outras informações podem ser obtidas com Fernanda pelo telefone (14) 99118-5340 ou pelo e-mail [email protected] ou na Secretaria de Cultura de Marília com Paulo, pelo telefone 3402-6600.