O projeto “Eu tenho peito”, coordenado pela Associação Mulheres Vitoriosas, de Campos dos Goytacazes, no Rio, acaba de lançar uma coleção de moda íntima e praia voltada para mulheres mastectomizadas, que tiveram câncer e fizeram remoção parcial ou total das mamas.
As peças podem ser usadas também no período pós-cirurgia. O programa é apoiado pelo Programa Integração Petrobras Comunidades, que atua no entorno das unidades da estatal. Uma equipe integrada por mastologista, oncologista, cirurgião plástico, , além de estilista, ajudou a criar um produto que está sendo patenteado e tem ‘design’.
A Petrobras entrou com patrocínio do material, da instrutora e de três máquinas para a confecção das peças. A coleção inclui camisolas, tem corpetes, calças e sutiãs de renda. A criação das peças resultou do incômodo de uma das assistidas, que sofria muito pela ausência das duas mamas, e que acabou morrendo.
A presidente da associação, Cristiane Souza da Silva Félix, que também teve câncer de mama, decidiu criar a entidade há três anos e, hoje, 213 mulheres são atendidas por profissionais voluntários.
“A ideia partiu de minhas experiências pessoais, porque sou uma paciente oncológica. Inicialmente, éramos cinco assistidas, colegas que fizeram quimioterapia comigo. Depois, o número foi crescendo”, disse Cristiane.
A instituição vive de parcerias e doações e abriga oito projetos, sendo um deles o “Eu tenho peito”. Mais informações e contato com a ONg podem ser obtidas pelo Facebook, AQUI, pelo telefone (22) 2731-1560 ou em correspondência para R: Waltamar Fernandes Pimentel, 29, Jardim Carioca, Campos de Goytacazes -RJ .