Arte & Lazer

Organizar armários e a casa pode virar profissão

Organizar armários e a casa pode virar profissão

Arrumar os móveis da casa e o guarda-roupas vai muito além de guardar tudo. Mesmo que as roupas estejam bem dobradas, paéis empilhados e pastas fechadas, a organização destes espaços envolve praticidade, facilidade de acesso a tudo e agilidade para o dia-a-dia.

A tarefa não é fácil, tanto que cresce a procura por serviços especializados como “personal organizer”, especialista que orienta, ajuda a tornar acesso mais fácil. Segundo Cristiane Barbiéri, que há dois anos trabalha na área, mais que guardar de forma bem arrumada, é um projeto para que o ambiente fique em harmonia.

“Geralmente eu vou até a casa da cliente e vejo como é o espaço e a rotina, as coisas tem que ser arrumadas de forma que sejam fáceis de achar. É possível para todos ter uma casa organizada e harmoniosa. Geralmente é rápido para que eu faça o trabalho, no máximo dois dias e o ambiente fica pronto.”

Veja dicas para organizar seu armário

A organização vai além do guarda-roupas. Pode atingir cozinha, escritório, sala ou qualquer cômodo. As pessoas podem levar isso como um hobbie, como a própria Cristiane, e até pensar em profissionalização.

Algumas dicas podem ajudar a escolher e guardar peças que geralmente ficam emboladas ou guardadas em grupos, como acessórios, bolsas e cintos. Podem ser usadas caixas nomeadas, gavetas e até cabides, para organizar cintos e separar masculinos e femininos de forma padronizada.

Sapatos também devem ser padronizados: pode ser por tamanho dos saltos ou tipos de uso (dia-a-dia ou festas). Rasteirinhas podem ser empilhadas, botas devem ficar em caixas com descrição que facilite na hora de pegar para uso.

“Esse trabalho não tem classe social. Os projetos podem ser adaptados e personalizados de acordo com a capacidade, estrutura e necessidade de cada pessoa”, frisa Cristiane. Para mais informações, fale com a personal organizer: https://www.facebook.com/pages/Personal-Organizer/1468087033479924