Um dos vilões mais famosos da música sertaneja pode ganhar homenagem: o boi sem coração, responsável pela morte do Menino da Porteira, nome de uma música gravada há 60 anos e que tornou também conhecida a cidade de Ouro Fino, no sul de Minas Gerais, roteiro dos Bandeirantes.
O menino consagrado na música já tem estátua na entrada da cidade, um monumento com dez metros. A Prefeitura agora estuda uma nova imagem, a ser construída ao lado da rodoviária, e que já promete polêmica: a imagem do boi.
Na música, o menino era conhecido por viajantes e peões e um deles estranha não encontra-lo após retorno de uma viagem com rebanho. Descobre pela mãe que o menino foi morto por um boi.
A imagem do menino na entrada da cidade atrai milhares de pessoas para fotografias. A ideia da prefeitura é que o boi traga ainda mais interessados.
A canção “Menino da Porteira” foi composta por Teddy Vieira e Luís Raimundo e gravada pela primeira vez em 1955, há 60 anos, pela dupla Luizinho e Limeira. Mas ficou conhecida na voz do cantor Sérgio Reis.
A lei para a nova construção, orçada em R$ 200 mil, foi aprovada em maio deste ano. Segundo a prefeitura, o desenho da imagem ainda não está definido, mas já circulou pela cidade um esboço do boi em ataque.
“O que temos é que nós vamos fazer alguns monumentos no sentido de atrair o turista para o Centro da cidade”, explica o prefeito Maurício Lemes de Carvalho.