Fala comadre! Mais um mês se passou !!E, eu já estava com saudade do nosso papo por aqui.
Você é uma mãe que trabalha fora ? Se sente culpada ? Já se sentiu julgada, e tentada a abandonar a sua carreira?
Ou então, você é uma mãe que , por opção, deixou seu trabalho fora de casa, para se dedicar aos filhos?
Eu tenho uma boa notícia para você : Você não está sozinha!! E é sobre isso que eu queria conversar aqui , com você hoje, comadre.
Primeiro , posso te contar uma história?
“Uma tarde, eu saí para trabalhar, e a M. Beatriz, minha filha do meio,na época com 10 meses, teve um febre muito alta… A babá me ligou , eu orientei a medicação e liguei para o Pediatra ( Dr.Francisco De Agostinho, meu anjo da guarda) , e a secretária me conseguiu um encaixe para “imediatamente” ! Só que eu estava no meio de uma procedimento grande, em dentes da frente , de uma paciente( eu era dentista, para quem não sabe ! rsrs) , e que levaria mais de uma hora para acabar… E eu não podia sair correndo e deixar a paciente sem os dentes ! Apesar da vontade ter sido grande…Liguei para o meu marido,-que super participa e me ajuda e em tudo – que ele precisava correr e levar a nossa Piquita em 10 minutos no Dr.Francisco ! Ele foi, e precisou leva-la para fazer um RX de pulmão. Enquanto esperava a sua vez para ser atendido, com a nenê no colo, bem molinha por causa da febre, escutou duas senhoras que estavam atrás na fila comentarem : “ Não é possível que essa criança não tem uma mãe para estar aqui com ela ! “
Há algumas semanas atrás ,eu li uma entrevista de um filósofo famoso aqui do Brasil, em que ele estava falando sobre essa tal geração “Y” e como ela se comporta no mercado de trabalho… ele dizia que ela tem as suas qualidades, mas , muitos problemas sérios que são comuns á essa geração como, por exemplo,a falta de capacidade para resolver seus problemas e lidar com dificuldades.
E, na sequência , já mirou sua pontaria para nós, as mães e soltou :”Essa geração é fruto de mães que nunca estiveram em casa… cresceu totalmente terceirizada!”
Na hora em que eu li isso, a minha vontade foi de apertar o pescoço dele, e depilar aquela barba fio por fio ! rsrs
Então vai lá, meu amigo filósofo, aqui está a minha resposta de “mãe que trabalha fora” para você:
Primeiro, se as mães precisaram , ou quiseram e optaram por sair de casa e entrar no mercado de trabalho, não foi á toa!!
Isso se fez necessário, lá atrás, na história da revolução industrial e , depois da segunda guerra , para que os nossos filhos , as nossas famílias , tivessem o que comer ! Já que os homens ou estava nas guerras, ou haviam morrido nela…
E trazendo para as nossas vidas, hoje, comadre, qual seria o impacto financeiro na sua família se, hoje, você decidisse parar de trabalhar ? E na sua realização pessoal ? Como você se sentiria , quando seus filhos crescerem?
Segundo que, as mulheres foram ganhando espaço na sociedade, e começaram a receber uma educação formal igual á dos homens, e foram ocupando escolas, faculdades, e enfim, o reconhecimento de que é igualmente capaz de trabalhar e produzir para a sociedade !
Agora, a pergunta que eu faço: Será que não é hora de tirar essa discussão de gênero (homem-mulher), da pauta , e entrar numa discussão mais do tipo – qual o formato familiar mais adequado para os dias de hoje ? Será que não seria, por exemplo, pais participando mais… dividindo , além das contas, as responsabilidades com a casa e com os filhos?
Pais ajudando nas lições de casa, indo ás reuniões de escola e levando ao médico?
Pais contando histórias para dormir, ou arrumando as mochilas e lancheiras dos filhos?
Mães parando de criticar outras mães , que ou por opção trabalham fora, ou por opção , deixaram suas carreiras ?
Eu sinto, minha amiga, com muita alegria e esperança , que isso , devagar, está acontecendo !
Eu tenho 1 filho , e duas filhas! Eu preciso acreditar que elas vão ter opção! E, realmente eu acho que é disso que se trata …
Quando a gente tem opção , tem escolha… a gente consegue ser fiel ás nossas prioridades , aos nossos valores ! Sejam eles quais forem! E cada um tem os seus não é mesmo?
O que é “melhor” ou mais saudável para as crianças? Terem uma mãe frustrada, sempre cansada, triste , sobrecarregada… ou terem uma mãe que se vira em 1000 papéis, cheia de disposição, de energia, lutando pelos seus sonhos e objetivos ! Vivendo uma vida por escolha, e não por obrigação ! Seja trabalhando fora , seja cuidadndo dos filhos e da casa!
Será que a gente em feito a nossa parte, ensinado e vivendo uma vida da qual a gente se orgulhe, e que sirva de modelo e exemplo para nossos filhos?
Que dureza, não é comadre ? E no final das contas…toda a culpa é sempre da mãe !! Socorro !
Como é a sua vida ? Você se sente em paz com as suas escolhas ?
Se pudesse , o que mudaria ? Conta para mim! Eu adoro conversar com você!
A gente vai se encontrando lá no Blog !
Segue o “Mães Comadres “ nos outros canais !
– Facebook – Dá um curtir lá na página !
Youtube – Se inscreve no canal ! Duas vezes por semana, tem vídeo novo chegando!
Adorei o nosso papo !
Bjos e até !