O elevador externo mais alto do mundo com construção concluída em 2002, continua tão popular como sempre, oferecendo vistas de um parque nacional que muitos acreditam ter inspirado o cenário do filme “Avatar”, de 2009.
Localizado no Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, em Hunan, na China, famoso por suas enormes formações cársticas (um tipo de relevo geológico caracterizado pela corrosão das rochas) em forma de pilares.
Por causa do relevo do parque, ele tem uma notável semelhança com a paisagem flutuante do mundo alienígena Pandora, que desempenha um papel de protagonista no filme “Avatar”.
Já o elevador de vidro Bailong, com 326 m de altura, consiste em três elevadores de dois andares, podendo transportar até 46 visitantes montanha acima em menos de dois minutos por viagem. O elevador foi construído ao lado de um penhasco no parque nacional e oferece vistas deslumbrantes dessas formações cársticas.
O elevador serve como porta de entrada para algumas das principais atrações do parque, incluindo Golden Whip Stream, Tianzi Mountain e vistas do Southern Pillar of Heaven, que mais tarde foi renomeado “Hallelujah Mountain” em homenagem às montanhas flutuantes do diretor de “Avatar”, James Cameron.
Para os mais aventureiros, os visitantes podem subir a montanha a pé, trajeto que leva cerca de 2 horas e meia.
Entretanto, a construção nem sempre foi comemorada. Especialistas e estudiosos locais inicialmente criticaram o projeto, dizendo que a estrutura do Elevador Bailong, que começou em 1999, danificou o cenário natural.
Sobrecarregadas por debates e preocupações de segurança, as operações do elevador foram interrompidas três meses após sua primeira abertura. A demolição foi discutida, mas o elevador acabou reabrindo 10 meses depois.
Cerca de 20 anos após sua inauguração, o Elevador Bailong provou ser uma das atrações mais badaladas do parque, transportando mais de 60 milhões de turistas nas últimas duas décadas.
O Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie também abriga o bungee jump mais alto do mundo, localizado na famosa Ponte de Vidro do Grand Canyon de Zhangjiajie, que já foi a ponte de vidro mais alta e mais longa do gênero quando inaugurada em 2016. Agora, quem ocupa o lugar de ponte mais longa é a ponte Bach Long (“dragão branco” em vietnamita), que tem 632 metros de extensão. As informações são da CNN.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.
Fonte: IG Turismo