Amilcar Violante pratica poesia desde a década de 1970, quando chegou a Marília vindo de Portugal. E aos 84 anos , lança seu primeiro livro, “Quadrante”, na próxima sexta-feira (21), às 19h na Casa de Portugal (Av. Ipiranga, 125, telefone 3433-4692). A renda do livro será revertida para fins beneficentes.
Seus primeiros leitores foram os amigos, ampliados depois com a publicação em jornais. Foi premiado em 2016 em concurso do Rotary com poema declamado no Teatro Municipal.
Seu contato com a arte deu-se primeiramente como ator de teatro amador na pequena comunidade onde residia na juventude. Em 1967 chegou a atuar em fotonovela na revista ” Plateia” de Lisboa. Transferindo-se com a família para o Brasil veio residir em Marilia onde foi comerciário, comerciante e empresário até a aposentadoria.
O autor atribui sua inspiração poética à intuição. “A primeira quadra ou mote, de uma maneira geral, me chegam à mente de forma inusitada e, por vezes, em horas nem sempre as mais comuns” , afirma.
O livro, com poemas selecionados, sai em edição caprichada pela editora Patriani e tem direção editorial da jornalista Vera Regina Ros, que recentemente concluiu também o perfil biográfico do famoso advogado Carlos Mihich Bueno, o “Dr. Caxixo”, a ser publicado.