Fabio Porchat visitou pela primeira vez a região da Serra da Capivara, no interior do Piauí, e ficou encantado com a natureza do local e impressionado pela preservação do local onde é possível até encontrar verdadeiras obras de arte da Idade da Pedra. O apresentador compartilhou fotos e vídeos nas redes sociais nesta sexta-feira (25) apontando a importância do cuidado dos cientistas.
“O Brasil é o melhor país do mundo e o Piauí é uma prova disso! A Serra da Capivara é das coisas mais impactantes que eu já vi. O brasileiro tinha que se apossar disso como Niède Guidon fez! Que mulher, que exemplo”, escreveu.
Niède Guidon, citada por Fabio, é uma arqueóloga conhecida mundialmente por defender a hipótese sobre o processo de povoamento das Américas e por sua luta pela preservação do parque. Ela é especializada em arqueologia pré-histórica, com ênfase em arte rupestre, e uma das pessoas que está à frente do Museu do Homem Americano, localizado no município de São Raimundo Nonato.
O Parque Nacional da Serra da Capivara uma área protegida por lei e que está entre as cidades de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Os estudos científicos realizados ali confirmam que aquela região montanhosa era habitada por muitos povos antes mesmo de Cristóvão Colombo chegar às Américas em 1492.
O local possui mais de 400 sítios arqueológicos e preserva imagens de arte rupestres que datam até 12 mil anos atrás e, por este motivo, passou a ser considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Ali também já foram encontrados artefatos e vestígios da presença do homem que podem ter 50 mil anos de idade, os mais antigos das Américas.
Vejas as fotos de Fabio Porchat:
Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!
Fonte: Turismo