Arte & Lazer

Porto Seguro faz 70 anos com história ligada a Marília

Porto Seguro faz 70 anos com história ligada a Marília

A companhia de seguros Porto Seguro, uma das gigantes do setor no mundo e há décadas entre as principais companhias do Brasil, comemora nesta quinta-feira 70 anos de atividade e uma história muito ligada a Marília.

Foi a partir de investimentos da família Almeida, então dona da casa Bancária Almeida, que seria transformada no banco Bradesco, que a companhia iniciou as operações.

O empresário José Alfredo de Almeida, filho do pioneiro Coronel Galdino de Almeida, e os sócios José da Cunha Júnior e José Andrade de Sousa, dirigentes do banco, fundaram a empresa com Amador Aguiar indicado Diretor Gerente. Ele seria depois o grande dirigente na história de consolidação do Bradesco.

A Porto mantém ainda relação muito íntima com a cidade, seja pela atuação de serviços regionais, seja por centro de atendimento a veículos de segurados ou pelo número de empresas credenciadas e a relação próxima às corretoras.

“A Porto é uma empresa diferenciada. Não só pela grande empresa que é no setor de seguros – e isso é indiscutível -, mas por um conjunto de fatores, que envolvem a missão, os valores da empresa, a forma de atuar muito além do seu mercado em projetos sociais, culturais, de educação para trânsito, diz o empresário João Carlos Affonso Ferreira, diretor da Regional Seguros.

Segundo João Carlos, é uma empresa com perfil social, solidário, uma empresa de inovações, que vaio muito além de oferecer seguros e que mostra muito profissionalismo. “Transmite muita confiança, muita segurança e dá muito orgulho trabalhar com a Porto”

A cada década a partir da Fundação, a Porto Seguro acumulou empresas, serviços, prêmios e evolução. Mas os anos 70 foram determinantes para crescimento da empresa, a começar pela chegada do empresário Abrahão Garfinkel , nascido na Ucrânia e dono de uma carreira de sucesso em grandes companhias do setor.

Garfinkel implantou um pacote de investimentos e inovação até 1979, ano de sua morte, e consolidou a história do grupo, que chegava aos anos 80 com cinco sucursais e 500 funcionários. Em 1984 a companhia já figurava entre as dez melhores do país, ranking que passou anos escalando ficar entre os líderes.

A empresa que começou com 50 funcionários hoje emprega diretamente 13 mil pessoas além de 12 mil prestadores, por meio de suas 23 empresas. Possui 135 sucursais e escritórios regionais para atender mais de 24 mil Corretores de Seguros e mais de 6 milhões de clientes em todo o país, tendo também o controle de uma seguradora com o mesmo nome no Uruguai

MAIS QUE SERVIÇOS

Além dos serviços de seguro, a Porto investiu em sistemas de controle de riscos e até equipamentos de segurança, como o lançamento do brake light, a luz indicativa de freios presa ao vidro traseiro dos veículos, hoje equipamento obrigatório, e um modelo de cassete que bloqueava aparelhos toca-fitas, muito furtados nos anos 80. Investimentos em estrutura, serviços de suporte a corretores, serviços para clientes foram algumas das inovações que nasceram na Porto e mudaram o mercado no país.

Campanhas de educação para o trânsito, cordialidade, benefícios a motoristas sem pontos na carteira são outro diferencial das iniciativas da operadora. A celebração dos 70 anos inclui entrega de nova estrutura de administração na sede do grupo, em São Paulo, e a promessa de fôlego para fazer muito mais..